Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sábado, 14 de janeiro de 2012

Muito Esclarecedor: O lado " Tereza Cristina" dos fatos



O lado “Tereza Cristina” dos fatos Virgínia...
Correio Gourmand Gastronomia14 de Janeiro de 2012 13:07
O lado “Tereza Cristina” dos fatos

Virgínia Brandão
Num dos últimos capítulos da novela global Fina Estampa, boa parte do Brasil assistiu a vilã Tereza Cristina denunciar anonimamente o restaurante do seu ex-marido à Vigilância Sanitária e, em seguida, também anonimamente, dar uma “dica” a um jornal sobre o que aconteceria na casa recém inaugurada pelo badalado chef de cozinha com quem fora casada. Como a personagem da bela Cristiane Torloni é uma psicopata com P maiúsculo, daquelas pra ninguém botar defeito mesmo, além de já ter garantido um cúmplice para “plantar” evidências incriminatórias nas despensas e freezers do restaurante, ela mesma fez questão de estar presente no local para, passando-se por uma cliente horrorizada, gravar um depoimento para o repórter que correu sedento para cobrir a “notícia”.

Assistindo aquelas cenas, lembrei dos episódios ocorridos no final do ano passado em hotéis 5 estrelas do Rio de Janeiro e de São Paulo que culminaram na prisão de chefs de cozinha e nutricionistas e repercutiram por todo o País causando, é claro, muita indignação no público em geral e muita estranheza aos profissionais da área e aos que conhecem a lógica que rege a função de um restaurante dentro de um hotel desta categoria. 

Explico: ao contrário dos outros restaurantes (os que não estão dentro de hotéis de alto padrão), um restaurante destes não tem como objetivo direto o lucro. Antes, ele é um serviço do próprio hotel para os seus hóspedes; boa parte das vezes é, ainda, um cartão de visitas que demonstra a categoria da bandeira do empreendimento, quase sempre multinacional. Por isso, de uma forma geral, é muito grande a preocupação com as boas práticas de higiene dentro destes estabelecimentos e existem equipes específicas de profissionais responsáveis pelo recebimento e controle das mercadorias, além de áreas destinadas apenas para este fim, em geral fora e longe das cozinhas. 

Eu não conheço todos os chefs e hotéis envolvidos nos episódios citados, então não posso falar sobre eles e as empresas para as quais trabalham, embora eu imagine que a situação não fuja da realidade de profissionalismo e responsabilidade deste mercado. Entretanto eu conheço muito bem o hotel InterContinental São Paulo e, melhor ainda, o seu chef executivo. Ambos primam pela seriedade e empenho em oferecer o melhor. Não estou sozinha em dizer que ambos estão no top do profissionalismo, seja por que padrão isso se meça.

Assim, ao ler que uma denúncia anônima resultara numa blitz no hotel InterContinental São Paulo e na prisão do chef por conta disso, além de ficar muito triste, achei tudo muito estranho. Depois, soube que a única autuação efetuada dentro da cozinha foi por conta da presença de mofos característicos num presunto Pata Negra, embora o mesmo estivesse em excelentes condições de consumo e, inclusive, por excesso de zelo do chef, fosse armazenado em refrigerador mesmo com as especificações do produto não exigindo isso. No mais, na câmara frigorífica da área de recebimento de mercadorias (dois andares abaixo da cozinha), foram encontrados um queijo gruyère que fora comprado porcionado (apenas um pedaço) e no qual não constava etiqueta com a data em que fora cortado no fornecedor, algumas endívias (não me lembro exatamente quantas), e um pacote de 250 gramas de frutos do mar que, por estarem fora do prazo de validade, já estavam separados para descarte. Não deviam estar ali? É complicado afirmar isso, pois é dali que qualquer produto alimentício entra no hotel, ou volta para o fornecedor ou vai para o lixo. Então, se não estivessem ali onde deveriam estar? 

O fato real e concreto é que dentro da cozinha só o Pata Negra conseguiu ser autuado pela polícia. Sim, porque no caso, a pretensa denúncia anônima não foi feita à Vigilância Sanitária, mas à Polícia do Consumidor, que, talvez, não tenha perfeitas condições de avaliar as características próprias de alguns alimentos. A Vigilância Sanitária esteve no hotel no dia seguinte e não encontrou nada que pudesse ser autuado (mas isso ninguém noticiou). 

Enfim, foi vendo o jeito intimidador e pouco amistoso com que os fiscais da ficção imitaram a realidade que me lembrei de tudo isso e me lembrei, também, da tristeza com que um dos melhores e mais premiados profissionais da gastronomia brasileira, e um dos que eu mais admiro, me contou da dor de se ver preso e indiciado num inquérito como se fosse um bandido. 

Não consigo deixar de acreditar que tem algo muito errado quando a palavra de um anônimo tem mais peso do que uma carreira ilibada, seja na novela, seja na vida real. Também não consigo deixar de me incomodar com isso. É preciso estar muito atento ao lado “Tereza Cristina” dos fatos.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Salchichas Nuremberg a moda Indiana by Jorge Monti



Salchichas Nuremberg a moda Indiana



Ingredientes 4 pessoas

400 gr de  minisalchichas petisco Nuremberg
  20 g de curry no picante
    1 cebola média picada fina
  20 g de manteiga sem sal
  20 m de óleo de milho
200 g de creme de leite fresco
  20 m de molho de soja
100 ml de vinho branco seco
  20 g de mango chutney
  Sal e pimenta do reino
  Salsinha Picada para enfeite

Modo de fazer

Esquente  em uma frigideira anti-aderente o óleo,a manteiga e a cebola durante um minuto em fogo forte.
Em seguida,agregue o curry y mexa bem,baixe o fogo e junte o vinho,o molho de soja a creme de leite e o mango chutney.Cozinhe por cinco minutos,acrescentes as salchichas e cozinhe por 3 minutos.
Sirva quente numa cumbuca (foto),acompanhe arroz branco com amêndoas torradas e picadas e coloque no centro mango chutney,enfeite com salsinha picada.

Buonissimo,Gastronomia Italiana

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Salchichas Frannkfurt á moda veneziana by Jorge Monti


Salchichas Frankfurt á moda Veneziana
By Jorge Monti


Ingredientes: 4 Pessoas

1 pacote de 400 g de salchichas defumada tipo frankfurt
2 cebolas graudas limpas e cortada em rodelas finas
1/2 calice de vinho branco seco
1Colher de chá de açucar
5 Colheres de sopa de óleo de milho
1Colher de chá de molho de soja
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada para enfeite

Modo de fazer

Coloque as slachichas numa panela com água, e apos ferver,cozinhe por 5 minutos.
retire e reserve
Escorra as cebolas num coador e passe-as por agua fria.
Esquente uma frigideira anti-aderente com uma colher de óleo e acrescente as cebolas.
Em fogo baixo,junte outra colher de óleo e cozinhe por mais 5 minutos em fogo medio ate ficarem macias.
Acrescente o açucar,o vinho eo restante do óleo.
Junte as salchichas,deixe no fogo por 2 minutos e coloque o molho de soja,tempere e serva quente numa cumbuca,enfeite com salsinha picada.

Gastronomia y cia: Espanha

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Uma receita para janeiro By Jorge Monti : Salada de picanha defumada







Salada de Picanha Defumada " Quero Mais "




Ingredientes : 4 Pessoas


20 Fatias finas de picanha defumada
4   Folhas de alface americana cortadas em lascas finas
20 Gomos de laranja
2   Palmitos médios cortados em rodelas  ( 5a 6 rodelas por salada )
1/2 Mamaão médio.meio maduro,cortado em cubos pequenos
12 Tomates cerejas
Salsinha picada ( enfeite )


Molho


2 Colheres de sopa de maionesse
2 Colheres de sopa de suco de laranja
1 Colher de chá de mostarda americana
1 Colher de chá de açúcar 


Modo de fazer


Molho


Misture numa tigela todos os ingredientes.Bata até ficar semi-liquido e reserve na geladeira


Montagem


Em um prato grande redondo de mais ou menos de 25 cm, coloque a alface picada no centro.Em forma de cruz ponha 4 fatias de picanha defumada.Sobre a alface, acrescente o mamão ,e 1 colher de molho.Em cima,os palmitos e os tomatinhos.
Intercale, entre as picanhas, 4 gomos de laranja no sentido horario.
Finalize com 1 colher de sopa de molho.Espalhe sobre o centro da salada, a fatia restante da picanha defumada.
Enfeite com salsinha picada.