Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sexta-feira, 29 de junho de 2012

CNC:Revista Turismo em Pauta lança na Fispal 2012 edição voltada para a Gastronomia

Edson Wander Puiati e Jorge Monti Valassina, autores de artigos da Turismo em Pauta

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou, na abertura da FispalFood Service, a 10ª edição da Revista Turismo em Pauta, publicação voltada para um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira – o Turismo.
A 10ª edição tem como temática a importância da Gastronomia para a atividade turística, e foi concebida especialmente para circular durante a FispalFood Service. Cinco grandes especialistas da área abordam, em seus artigos, temas-chave para os empresários do setor.
Antonio Montecinos, diretor-geral do Centro Empresarial Gastronômico Hoteleiro, fala sobre “A importância do planejamento gastronômico para o turismo". Para ele, o binômio turismo/gastronomia já comprovou sua importância quantificada na Espanha, que, no ano de 2009, teve seis milhões de visitantes internacionais “que mencionaram como motivo principal de deslocamento a gastronomia e os vinhos”.
“Não existe turismo sem gastronomia”, afirma o argentino Jorge Valsassina, há mais de 20 anos morando no Brasil. Para ele, fundador da Associação Brasileira da Alta Gastronomia, ambos – turismo e gastronomia – selaram sua relação quando o hábito de viajar se incorporou ao cotidiano das pessoas. E é sobre esse tema que ele discorre no artigo “Turismo e gastronomia no Brasil”
O gestor de Gastronomia do Senac Minas, Edson Puiati, acredita que é chegada a hora de o Brasil criar seus roteiros gastronômicos. “O Turismo no Brasil cresce a cada ano, e, com ele, os roteiros e destinos turísticos, que hoje já ultrapassam a marca dos cem destinos”, afirma, no artigo “Turismo Gastronômico – o momento de criar nossos roteiros”. Pedro de Lamare, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, mostra que a gastronomia brasileira ocupa posição de destaque na economia: “O reconhecimento pode até ter chegado tarde, mas não é menos merecido. Nossa gastronomia, motivo de orgulho nacional, tem amadurecido, celebrado prêmios e se desenvolvido, ocupando, hoje, posição essencial na economia brasileira”, afirma.
A revista Turismo em Pauta tem como objetivo abrir um espaço de reflexão no qual especialistas e acadêmicos podem expor suas opiniões a respeito dos temas mais relevantes para os empresários do setor. Para a CNC, representante máxima dos empresários do setor, debater os principais desafios e oportunidades da atividade representa consolidar o papel do Turismo como um grande gerador de riqueza e oportunidades, empregando milhares de pessoas em todo o Brasil. 
Turismo em Pauta nº 10
Fonte:

Workchocs 2012

Mais informações