Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

World Food Moscou 2011:Feira da Industria da Alimentação

Feria da Industria Alimentaria em Moscú

World Food Moscow á a feira da industria alimentaria em Moscú, Rusia. A feira cubre toda a industria e para facilitar , está dividida em nove seçoes especializadas.



O evento inclue o Foro do Futuro da Agricultura Rusa, messas de apresentación de produtos, degustaçoes e muitas más atividades. Na exposiçãon estáo representados 55 paises e miles de visitantes profissionais.

Mais Informações: http://www.world-food.ru/eng

News letter Buonissimo,Italia

Gastronomía y Cia, Espanha

Journal des Femmes,França

News letter Atelier du chefs ;França

Importante !Couvert só pode ser servido se cliente pedir

Couvert só pode ser servido se cliente pedir



Lei aprovada na Assembleia de SP obriga restaurante a deixar claro preço do serviço



A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou por unanimidade um projeto de lei do deputado estadual André Soares (DEM) que regulamenta a oferta de couvert nos restaurantes do Estado. A tradicional entrada com cestinha de pães e patês só poderá ser servida após o cliente solicitar o serviço. A nova lei também determina que o restaurante informe claramente o preço e a composição do serviço.


O projeto de lei 266/2011 foi aprovado na última quarta-feira e agora segue para sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB). De acordo com o deputado, o texto surgiu após uma série de reclamações sobre couvert. "Recebemos queixas desde a falta de informação clara sobre o preço e a composição do serviço até a chamada "cobrança per capita", feita pelo número de pessoas sentadas à mesa, mesmo sem consumo por parte de uma delas. Percebemos que não havia legislação sobre o tema, o que permitia abusos", afirmou.

Nos restaurantes de São Paulo consultados pela reportagem, os preços do couvert chegam a R$ 29. Na maioria da vezes, ele é servido na mesa sem nenhum aviso prévio e só retirado após a recusa do cliente.


"Em qualquer restaurante do mundo só é servido aquilo que o cliente pede. Acho que a lei é válida, para que cada um escolha o que vai pagar", disse o comerciante Vicente Romeo, de 57 anos, enquanto almoçava em um restaurante de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. "Mas sempre aceito o couvert, mesmo quando o restaurante não informa o preço."


Gilberto Santos, de 33 anos, gerente de restaurante onde Romeo almoçava, disse que no estabelecimento o couvert só é servido após o cliente concordar com o serviço. "É opcional. Se ele não quiser, tiramos da mesa", afirmou. O estudante de Direito Glauco Plínio, de 19 anos, que também estava no local, concordou com a nova lei. "Ninguém pode ser pego de surpresa. E se o cliente estiver com o dinheiro contado? O garçom deve mostrar os valores", disse.

Fiscalização

Se a lei for sancionada, a fiscalização da nova regra deve ser definida na regulamentação. Segundo o deputado, ela pode ser feita pelos fiscais da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP). Atualmente, os agentes da instituição já participam das blitze da Lei Antifumo. A multa do couvert, segundo o parlamentar, levará em conta três fatores: a gravidade da infração, a suposta vantagem que o estabelecimento teve e a condição econômica do restaurante.


O advogado Bruno Boris, professor do Grupo de Estudos das Relações de Consumo da Universidade Mackenzie, disse que o Código de Defesa do Consumidor já prevê formas de o cliente se defender quando o couvert é servido sem avisar. "O artigo 39 do Código diz que se o consumidor receber qualquer produto sem aviso prévio, isso pode ser considerado uma amostra grátis. Ou seja, essa conduta já vale desde que o código foi adotado, em 1991", afirma o advogado.

 
Veto. A Associação das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi) e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reprovam o segundo artigo do projeto, que exige que o serviço seja oferecido em porções individuais. "Esse projeto é um absurdo. Isso inviabiliza o couvert. Quem fez a lei desconhece o funcionamento de um restaurante. Vamos enviar um ofício para que o governador vete esse artigo. Vai trazer mais despesas para os comerciantes", afirmou Edson Pinto, diretor de relações institucionais da Abresi.



Fonte: o Estado de São Paulo

Hoje um bom alfajor havana e um cafe com leite


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O camarão da Costa Negra Ceara- e o primer em ter certificado de Origem no Brasil



O Certificado foi emitido pelo INPI -Instituto Nacional de Propiedade Intelectual
CAMARÃO COSTA  NEGRA - INDICAÇÃO   GEOGRAFICA POR DENOMINAÇÃO DE ORIGEM".

O fato representa um marco para os produtores, sociedade e principlamente a todos aqueles
envolvidos no setor, pois cumpre nos lembrar que tal selo//Certificação representa o 1º do Brasil
e do Mundo, 1º do Ceará, no genero Camarão.

Para bens  ao Setor!


Para bens! ao chefe Sauro Scarabotta por o Premio Internacional Globo Tricolore na Italia



Chefe Sauro Scarabotta





O chef Sauro Scarabotta, proprietário do Restaurante Friccò, em São Paulo, e consultor no Brasil das massas italianas premium Delverde acaba de receber o prêmio Globo Tricolore como destaque da gastronomia italiana no mundo.



O Globo Tricolore destaca os profissionais de vários segmentos da sociedade, como cultura, artes e gastronomia, e que se sobressaíram em suas áreas de atuação divulgando a cultura italiana mundo a fora. “É uma grande satisfação receber este prêmio e trazê-lo ao Brasil. Isso mostra como a cultura italiana fez e ainda faz história, além de estar presente no mundo todo”, declara Scarabotta.



Embaixador das massas Delverde no Brasil



No Brasil há 16 anos, o chef Sauro Scarabotta foi escalado pela Delverde, como embaixador da marca no Brasil. A parceria engloba, entre outras coisas, a geração de conteúdo para o Blog da Delverde e para os perfis oficiais no Facebook, YouTube e Twitter.



A contribuição principal de Scarabotta para as redes sociais Delverde é por meio de vídeos sobre gastronomia e massas. A linha editorial também inclui dicas para uma boa alimentação, receitas, diferenciais da cozinha mediterrânea (região em que é produzida a linha de massas), harmonização com vinhos e os atributos que estabeleceram a Delverde no meio gourmet, entre outros temas.



O compartilhamento deste conteúdo nas redes sociais – e a consequente interação que elas proporcionam, vão ao encontro da estratégia da Delverde de se aproximar do público do meio gourmet.



Sobre a Delverde



Nascida nos anos 1970 e presente hoje em 50 países, com 130 formatos diferentes, se beneficia de vantagens para produção de massas como água de manancial do Rio Verde, e por isso livre de bactérias (a fábrica em Abruzzo, Itália, fica dentro de uma reserva florestal alpina); o melhor trigo duro daquele país, colhido no sul; moldagem com peças de bronze, que garantem maior “ranhura” na massa para melhor absorção de molho, e por fim, secagem de 24 horas, superior à de outras marcas Premium. É importada no Brasil pelo Cargill e encontrada nos principais estabelecimentos do país.



 Mais informações sobre a Delverde, acesse o site: http://www.delverde.com.br/, ou http://www.blogdelverde.com.br/. Redes sociais: www.twitter.com/delverdebr / Facebook (buscar por “Delverde”).

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Jorge Monti no 3º Painel da Revista Nutrinews

Palestrantes e convidado

Palestrante Wilson Alves e chefe Jorge Monti

O dia 11 de agosto participe do 3º panel da revista Nutrinews como convidado,evento que duro todo o dia
com mais de 150 pessoas,foram varias palestras e mesas redondas,onde o tema principal " A copa do mundo 2014 e as Olimpiadas 2016 no Brasil "
 Evento organizado perfeitamente por a diretora propietaria da Revista Nutrinews Adelia Chaves. Quero parabenizar a organização por a excelente qualidade do mesmo e dos palestrantes.O evento foi realizado no auditorio do SENAC ,aclimação da cidade de São Paulo


Mais informações http://www.nutrinews.com.br/

News letter WACS - Agosto,Ingles