Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Importante para o setor de bares e restaurantes do estado de São Paulo: redução do imposto ICM



Assunto: Redução de ICMS aos contribuintes
Departamento: Administrativo
Este comunicado foi feito aos associados após ser entregue em audiência com o Governador Geraldo Alckmin ao Presidente Joaquim Saraiva já assinado pelo Governador e ainda sem o número do decreto e pronto para ser publicado no diário oficial.

AOS ASSOCIADOS DA ABRASEL SP E COLEGAS DA CATEGORIA DE BARES E RESTAURANTES
Redução de ICMS aos contribuintes optantes pelo regime especial de tributação.

(Não para contribuintes optantes pelo regime Simples Nacional).


                                      Em evento ocorrido hoje, na presença do presidente da Abrasel SP, Sr. Joaquim Saraiva, Dr. Percival Maricato,  diretor jurídico e Antonio Guimarães, diretor da Associação de Empresas de Refeições Coletivas, o Governador Geraldo Alckmin assinou um decreto pelo qual os estabelecimentos que trabalham com alimentação, poderão descontar dos impostos a pagar uma porcentagem de 3,9% dos que forem adquiridos com substituição tributária. Estiveram presentes os secretários Sidnei Beraldo e Marcos Castelão Branco.

                                     Os representantes do setor agradeceram o governador com mais este ato de consideração para com os empresários que trabalham com alimentação. Disseram que como mais uma vez, o governador abriu as portas, iriam discutir com a categoria a redução obtida sendo que, se ela se mostrasse insuficiente, pediram permissão para voltar a discutir a matéria, mas com pesquisas e números em mãos. O governador disse que o objetivo de seu governo era estimular a iniciativa privada e ser justo com os empresários. Disse porém que, como justificado na introdução do decreto, o percentual era resultado de pesquisa f eita pela área fiscal do governo.

                                      Os representantes do setor ficaram com o governador por pelo menos mais uma hora, conversando sobre a situação dos bares e restaurantes, os problemas e exageros das leis, as dificuldades do cotidiano, do outro lado, os enormes benefícios para a sociedade, para o emprego, para o fisco, para o turismo e etc. Ao final todos concordaram que o filé a parmegiana continua sendo uma ótima iguaria. A ABRASEL SP convidou o governador para um filé a parmegiana com seus assiciados e o governador aceitou prontamente, ocasião em que continuaremos a discutir os obstáculos a expansão do setor.
                      
Abaixo segue o decreto:


lançamento do Livro os Vinhos da Provançe


O dia 27 de Setembro de 2011 foi lancado em São paulo o livro de Francois Millo "Os vinhos da Provançe",estive prestigiando o evento,veja as fotos


Autor Jornalista Francois Milano
,
Curtiendo

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Almoço em Pouso Alegre,na fazenda da familia Rezende



O dia 24 de Setembro 2011, fui com minha mulher, Lidia, a fazer o evento anual na fazenda da Familia Rezende,cada ano desde 2009 com um tema gastronómico diferente.
Para este ano o almoço foi Alemão para 35 convidados,coktail típico com canapés variados,linguiças e cerveja Warstiner e 4 pratos harmonizados com vinhos alemães e Brasileiros, um grande evento familiar e gastronomico. A familia Rezende é proprietária e sócia da Empresa Pratica,Tecnopão e Klimaquip,com sede em Pouso alegre, Minas Gerais.


Luís Fernando Rezende

Na fazenda curtindo

A cozinha da fazenda

a mesa cumprida, após almoço

A louças depois

Minha mulher Lidia e a mulher de Luís

Na cozinha com direito a forno combinado

No final




Cardápio Pratica 24 -09-2011

Coktail

Lingüiças mistas  com mostarda
Canapé : pumpernikel, queijo creme e salmão defumado.
Canapé: pão preto, patê de truta defumado e raiz forte.
Canapé: pão preto patê de vitela e pepino agridoce
Canapé quente de queijo e cerveja: Well radish

Entrada

Salada de truta defumada

Lascas de trutas de defumada, cubos de batata, radiccio, alface americana, gomos de laranja, rodelas de cebola, com dois molhos, creme de raiz forte,  laranja e molho tártaro.


Vinho: Branco seco  Gruner Silvaner Trocken 2009 



2º entrada

Massa filo a moda Berlinesa

Massa filo recheada de queijo ricota, cebola e cogumelos com molho de creme e beterraba com lascas de salmão marinado

Vinho: Branco Deidesheimer hof stuck Grauburgunder kabinet 2007 



Prato quente

File de Suino ao  molho de cerveja preta

File de porco marinado ao molho de cerveja preta e mostarda em grão com crocante de batatas

Vinho: tinto Pinot noir Spatburgunder 2009 


Sobremessa


Affel Strudel de maça


Affel Strudel de maça com creme de baunilha, sorvete de creme, farofa de amêndoas e açúcar de confeiteiro

Vinho: Espumante Prosseco da Salton





Para o próximo ano o tema do almoço é Italiano Até!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lembranças:Congresso mundial de Chefs de Cozinha da WACS,Dubai 2008

Chefe Sonia Jendiroba,Vice Prdte Abaga ,dra maria Lucia Tafuri Presidente SBGAN,chefe Guillermo Smith(falecido) Presidente honorario Federação de chefes de Cuba,chef jorge Monti  DC Wacs A. ( Brasil ) Edy Fernandes Monte Presidente da Federação dos Chefs Cubanos e chefe Cubano

Hotel vela Dubai