Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sábado, 23 de abril de 2011

Blog Deguste a Dois , entrevista ao Chefe Jorge Monti



Quinta feira 21 de Abril de 2011

Conversa a Três

Esta semana, o Deguste a Dois tem o prazer de apresentar uma magnífica entrevista feita com o ilustre Chef internacional Jorge Monti. O argentino de 59 anos, que reside atualmente em São Paulo, conquistou enorme reconhecimento no mundo através da Gastronomia.

Ganhador de vários prêmios internacionais, Jorge Eugênio Monti de Valsassina presta consultoria para restaurantes em vários lugares do mundo e é sócio-fundador da Associação Brasileira de Alta Gastronomia. Conheça mais sobre Jorge Monti, deguste esta fina entrevista!


Deguste a Dois: Como surgiu o interesse por culinária/gastronomia?

Jorge Monti: É de família, meu pai abriu um restaurante em 1972 na Argentina, em Buenos Aires, chamado Refugio del Viejo Conde, e eu, na época com vinte anos, deixei de estudar Direito e fui trabalhar com ele, onde aprendi todas as faces da gastronomia junto com a minha família. A partir de 1982, tomei a condução do mesmo até 1992, ano que me transladei para o Brasil para abrir, em São Paulo, o Refúgio do Velho Conde, onde fique ate 1996 como sócio.


Deguste a Dois: Qual sua formação profissional?


Jorge Monti: Sou autodidata, mas minha formação gastronômica foi no Refugio del Viejo Conde, restaurante de minha família (1972-1991). Meu mestre na cozinha foi o Chef francês Antonio Remis (chefe executivo do restaurante durante 6 anos). Fiz vários cursos de atualização durante os últimos 30 anos.

Deguste a Dois: Qual sua trajetória na gastronomia?

Jorge Monti: É muito extensa, fui medalha de ouro nas Olimpíadas da Cozinha em Tókio, 1988. Fui finalista pela Argentina do concurso mundial Bocuse, em 1991, na França. Fiquei entre os 22 melhores chefs de cozinha do mundo. Ganhei o Touro de Oro na Espanha, em 1989. Chef do ano, entre outros. Abri e dou consultoria até hoje para mais de 23 restaurantes no Brasil. Fui sócio fundador, em 1995, da Abaga - Associação Brasileira da Alta Gastronomia - ( http://www.abaga.com.br/ ) e presidente de 1998 a 2008. Fui diretor Continental da WACS - Associação Mundial de Chefs de Cozinha - ( http://www.warcs2000.org/ ). Entre outras coisas...

Deguste a Dois: Como é ser um Chef Internacional?

Jorge Monti: É um trabalho criativo, diverso, cansativo, você viaja permanentemente, é de muito conhecimento e intercâmbio. Dá prazer, permite conhecer muitas pessoas e culturas diversas, é uma profissão muito intensa, não dá para parar.

Deguste a Dois: Com toda a experiência e reconhecimento conquistados, você tem ainda alguma expectativa com a Gastronomia?

Jorge Monti: Dentro da Gastronomia eu tive bastante sucesso nacional e internacional, realizei a maioria dos sonhos de um chef, mas sempre estou preparado para novos desafios e projetos originais. Sou eclético, gosto também de ensinar para poder passar os conhecimentos. E na Gastronomia no Brasil estou trabalhando para reconhecer a profissão de cozinheiro, que é um sonho que tenho faz muito tempo.

Deguste a Dois: Você possui alguns blogs na internet, fale sobre eles.

Jorge Monti: Tenho minha página ( http://www.jorgemonti.com.br/ ), com informações de mercado nacional e internacional da Gastronomia. Para minhas receitas, tenho dois blogs. Um é o http://www.jorgemonti.blogspot.com/  , com receitas, vídeos e informações.
No  http://www.restaurantesdomundo.blogspot.com/  , informo de restaurantes do mundo inteiro que eu conheci ou pesquisei. Ainda tenho um vodeolog ( http://www.videolog.tv/escofie ) que tem vídeos de minha trajetória e eventos realizados que participei.



Deguste a Dois: O Deguste a Dois agradece imensamente a atenção que nos foi dada e a grande simpatia.
Jorge Monti: Um grande abraço a vocês e um viva à Gastronomia!

Postado por Antonio Gasparetto Júnior às 11:34 0 comentário
Fonte: http://www.degusteadois.blogspot.com/