Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Marca Italiana C` chega ao Brasil


Marca italiana C’è chega ao Brasil

A linha apresenta produtos gourmets, cultivados na região de Liguria, na Itália




A marca C’è, nascida na Itália na região de Genova, na Liguria, chega ao mercado brasileiro com novidades gastronômicas. A linha é cultivada em quatro fazendas com 25 hectares de terra e 4.000 oliveiras nas regiões de San Bartolomeo al Mare, Villa Faraldi, Cervo e Imperia, e prioriza  alimentos locais como olivas, frutas e legumes. Manuseados artesanalmente, a marca produz azeites, conservas e molhos para alta gastronomia, todos sugeridos para dar o toque especial na elaboração de receitas ideais para a dieta mediterrânea, há mais de um século.
Abaixo os produtos que compõem a primeira leva que chega à mesa dos principais restaurantes e empórios da cidade de São Paulo. Os produtos são representados   com exclusividade no Brasil por Katia Regina Prado,  importados pelo Emporium Nostrum e comercializados pela Fractal.D. O lançamento oficial será na feira  ExpoVinis 2013 – Olive Experience, no Expo Center Norte, de 24  a 26 de abril de 2013.

Azeite Extra Virgem Oliva Taggiasca
Extraído das oliveiras Taggiasca, a colheita manual acontece entre novembro e março. A moagem em moinho de extração acontece a frio, em no máximo 24 horas, a uma temperatura não superior a 27 graus. O azeite extra virgem possui sabor frutado médio, com aroma doce e toque de alcachofras. No paladar é possível notar o sabor frutado de maça e amêndoas doces no final. Excelente para acompanhar saladas, mariscos cozidos no vapor, legumes e peixes cozidos, e carnes brancas.

Geléia de Alecrim
Produzida a partir da colheita do alecrim cultivado nas fazendas. Sua fórmula traz alecrim, água, açúcar e limão tratado. Após a colheita  é feita uma seleção de flores frescas e começa a produção das geléias, particularmente muito perfumadas. Única, possui um sabor inconfundível. Ressalta o sabor de queijos e acompanha muito bem carne de cordeiro. Recomendada também para preparação de bolos e sobremesas.

Brisure di Olive Taggiasca
A pasta é produzida a partir de pedaços sem caroço de oliva Taggiasca, típica da região da Liguria. A adubação é feita com produtos naturais e o tempo de colheita manual acontece entre fevereiro e abril. Versátil, acompanha bem queijos, carnes branca e vermelha, todos os vegetais, batatas, tomate e cruditée.

Confit de Pomodori Verdi
Tomate coração de boi, típico da região da Liguria. São cultivados ao ar livre, com fertilização natural. O período de colheita é de setembro a outubro. Após a colheita, os tomates são lavados, higienizados, cortados em pedaços pequenos e retiradas as sementes. Em seguida, são liquidificados e colocados em um vidro esterilizado, com açúcar e limão, e pasteurizados.

Pimentão em Olio Extra Vergine di Oliva
São cultivados ao ar livre e com adubação orgânica. A colheita acontece em agosto e setembro, manualmente. São lavados e cortados em três ou quatro pedaços, dependendo do tamanho. Imediatamente, são mergulhados em vinagre e sal, e levados a fervura. Na sequência, são drenados e colocados em recipientes de aço inoxidável perfurados, para secagem. Após 12 horas, adiciona-se o azeite extra virgem Taggiasca, particularmente doce, e coloca-se em recipientes de vidro fechados e pasteurizados a uma temperatura controlada.

Polpa de Oliva Taggiasca em Olio Extravergine di Oliva
As oliveiras Taggiasca são cultivadas ao ar livre, também com adubação orgânica. A colheita ocorre entre fevereiro e abril, manualmente. Após a colheita, as azeitonas são transportadas em grades, e verificadas uma a uma, e armazenadas em um recipiente de vidro com água e sal. A salmoura é substituída periodicamente. Depois de 8 a 9 meses, a polpa se desprende do caroço e pode ser triturada. Adiciona-se azeite de oliva extra virgem, até obter uma consistência suave e cremosa. Por último é feita a pasteurização do produto.

Tomate Verde in Olio Extravergine di Oliva
A variação coração de boi, redondo e liso, é cultivada ao ar livre com colheita em setembro e outubro. Após colhidos, os tomates são lavados e cortados, permanecendo em salmoura por 12 horas. Em seguida, são colocados em vidros com azeite extra virgem Taggiasca, orégano e um pouco de pimenta, selados e pasteurizados a uma temperatura controlada.

Salsa di Pomodori Piccante
Sua composição leva tomates, azeitonas, alcaparras, queijo e pimentão. Essa especialidade provoca paladares, através da combinação dos ingredientes. Ideal para preparar drinques, aperitivos e molhos para massas (diluído com duas colheres de sopa de água). Acompanha também queijos e carnes.

Salsa di Noci
A pasta de nozes combina nozes, queijo grana padano, azeite extra virgem e sal. Clássico na cozinha da Liguria, acompanha receitas tradicionais de massas como capeletti, tortelli, ravioli, tagliatelle e frescas como nhoque e trofi.


Pesto Rosso

Uma combinação de manjericão, queijo, tomates, nozes, pinolli, azeite extra virgem e alho, indicado para massas e ideal para preparação de antepastos e para acompanhar carnes cozidas.

Pesto Alla Genovese

Produto 100% italiano, feito com manjericão Genovese, pinolli, azeite extra virgem, sal, queijos grana padano e pecorino e alho. Indicado para temperar massas como Trenette ou Trorfi e para acompanhar carnes e carpaccios.


Pomodori Secchi in olio Extra Vergina di Oliva

Resultado da seleção dos melhores tomates, leva também ervas aromáticas e azeite extra virgem. Após a colheita, são limpos, cortados e secos naturalmente ao sol. Em seguida, são aromatizados com ervas e colocados em azeite extra virgem de oliva. Indicados como aperitivo e para acompanhar saladas, vegetais crus e queijo de cabra, em especial.


Alcachofra em azeite Extra Virgem de Oliva

Produzido com a alcachofra violeta albenga ou S. Bartolomeu, ambas típicas da região. A colheita é feita entre abril e maio. Depois de colhidas, são retirados todos os espinhos das partes externas e cortadas em dois ou tres pedaços. Em seguida, são lavadas cuidadosamente e imersas em solução de vinagre e sal. Após a fervura e drenagem, são imersas em azeite extra virgem Taggiasca e colocadas em vidros selados e pasteurizados a uma temperatura controlada.


Azeites Extra Virgem ORTICE e ROMANO chegam ao Brasil



Acabam de chegar ao Brasil os Azeites Extra Virgens Ortice e Romano, da marca Frantoio Romano. Cultivados nas  colinas de Benevento, na região de Campannia, bem próximo a Nápoles, os azeites são extraídos dos frutos das oliveiras da variedade Ortice e de outros típicos da região. O lançamento oficial será na Brasil  Expovinis –  Olive Experience, que acontece entre os dias 24 e 26 de abril, no Expo Center Norte. Os produtos serão comercializados com exclusividade no Brasil por Katia Regina Prado e importados pelo Emporium Nostrum.

Alberto Romano, diretor da marca e a quarta geração a frente do negócio, mantém as terras que sempre pertenceram a sua família. O compromisso e a paixão pelo que faz,  a mais de um século  transmitidos de pai para filho,  se nota na qualidade do resultado final dos azeites, que realçam sabores de pratos frios, saladas, carnes,  peixes e receitas da dieta mediterrânea..

As azeitonas são cuidadosamente selecionadas e colhidas em seu melhor nível de maturidade, mantendo assim o frescor e as propriedades sensoriais e nutricionais. Em seguida, são processadas em instalações de alta tecnologia, seguindo o passo a passo: lavagem, trituração não violenta a uma temperatura controlada e com ausência de oxigênio. Na sequencia, passam por duas fases de extração centrífuga e clarificação, sem adição de água, mantendo as substâncias valiosas como antioxidantes naturais. De coloração verde com tons dourados, tem aromas com notas de tomate verde, alcachofra e legumes frescos.
           
São dois tipos de azeites que chegam ao mercado:

Ortice Extra Virgem

Ortice é uma variedade típica de Sannio Benevento, de coloração verde em tons dourados, aroma frutado, com notas de tomates frescos e toques de vegetais fortes e legumes. O sabor forte traz a combinação e equilíbrio entre as notas doces e a sensação agradável do amargo. São ótimos para finalizar pratos com carnes, peixes e molhos. Acompanha bem legumes crus e cozidos, em especial salada de tomate e sopa de legumes, e combinam bem com queijos. Podem ser encontrados em três tamanhos: 100 ml, 250 ml   e 500 ml.
Romano Extra Virgem

O Azeite Extra Virgem Romano é produzido cuidadosamente com azeitonas selecionadas, fruto de um trabalho habilidoso e com muita paixão, respeitando a tradição e qualidade da marca. A extração é a frio, e as olivas não passam por filtração, são embaladas em garrafas próprias, mantendo as propriedades intactas. O aroma lembra frutas frescas da oliveira, combinado com uma agradável sensação de ervas frescas. O máximo do sabor está na harmonia de notas picantes, bem equilibradas e delicadas. O azeite é um produto versátil que harmoniza bem com pratos frios como saladas, carnes, peixes e bruschettas e também com molhos e sopas.

A marca aderiu ao I.O.O.%, promovido pelo mais importante Consórcio Italiano de Oliva para explorar as melhores produções do território. O certificado atesta a rastreabilidade do produto, fabricado com qualidade e consciência. 

Com autenticidade reconhecida, o azeite já ganhou e disputou premiações importantes do gênero. Ganhou atestado e estatueta Ercole Olivario, fazendo parte do grupo dos 53 melhores azeites da Itália. Ficou em primeiro lugar na categoria Fruttato Intenso, no Premio Tricolle, em 2012, na Itália. No ano de 2010 ficou em terceiro lugar no concurso “PRESTIGE GOLD”, em Israel.  Em 2009, participou da 7ª edição do Banco di Assaggio Filo d’Olio, ocupando o segundo lugar. O Ortice faz parte também dos melhores azeites extra virgens di qualitá del Mediterraneo al Club Medoliva (Arezzo), eleitos por um grupo de especialistas “panelisti” , coordenados por Marco Oreggia.




Onde encontrar:
Central de Atendimento: (11) 4105-0565

Informações à imprensa
Ana Helena Salles – (11) 99918-0798

Divulgação

domingo, 31 de março de 2013

Bacalhau a moda espanhola:Posta de bacalhau grelhado com molho de tomate e pimentão doce, com crocante de tomate e cogumelos e folhas de batatas fritas


 Bacalhau a moda espanhola: Posta de bacalhau grelhado com molho de tomate e pimentão doce, com crocante de tomate e cogumelos e  folhas de batatas fritas


Ingredientes 4 Pessoas

 
4 Postas de bacalhau desalgado, temperadas com sal e pimenta do reino passadas por farinha detrigo.
10 colheres de sopa de azeite de oliva
1copo de vinho de jerez

Molho ( 1 )

2 latas de tomate pera
6 Colheres de sopa de óleo de milho
1 cebola media picada fina
2 Colheres de sopa de vinho Branco
1 colher de sopa de kechup doce
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de café de noz moscada
Sal e pimenta do reino.

Molho ( 2 )

8 Colheres de sopa de tomate com pele cortado em cubos.
100 gr de cogumelos shitake cortados finos
100 gr de cogumelos shimenshi cortado fino
6 cabeças de alhos cortadas no médio fervidas em água
4 colheres de sopa de azeite de oliva
2 Colheres de sopa de vinho branco
Sal e pimenta do reino

Guarnição

4 batatas graúdas descascadas lavadas e cortadas em folhas ( ver Foto ) bem sequinhas.
Óleo de milho para fritar
Sal

Decoração

Ovo de Codorna
Salsinha picada

Modo de fazer

Leve uma frigideira ao fogo, agregue 3/4 de azeite de oliva, esquente, frite o bacalhau por 5 minutos, retire, seque e coloque numa travessa para forno, com base do restante azeite de oliva e o vinho de jerez.
Leve no forno por 10 minutos ate que fique no ponto desejado, retire e reserve num lugar aquecido.

Prepare os molhos.

(1 ) Leve uma panela ao fogo, agregue óleo de milho, esquente,refogue a cebola por 2 minutos incorpore o tomate pera, a páprica doce, kechup e o vinho branco cozinhe por 5 minutos, retire do fogo ,deixe esfriar e coloque todo num liquidificador.
Bata bem, peneire e leve no fogo novamente por 1 minuto, retire e reserve aquecido.

(2) Leve uma frigideira antiaderente ao fogo, esquente,agregue o azeite de oliva, frite os cogumelos e o alho por 5 minutos, agregue o vinho branco, tempere e reserve.
Prepare a guarnição: leve uma frigideira ao fogo, agregue óleo de milho em quantidade suficiente para fritar, esquente e coloque as folhas de batata. Quando fiquem douradas retire do fogo, coloque sobre um papel absorvente para tirar o excesso de gordura, tempere com sal e reserve numa travessa no forno ate servir.

Montagem

Num prato de 30 cm aquecido coloque no centro 3 colheres farta de molho de tomate, agregue por cima uma posta de bacalhau, espalhe por os laterais 2 colheres de molho tomate com cogumelos. Coloque nos bordes as folhas de batata ( Foto ), finalize espalhando uma colher de molho de tomate por cima do bacalhau e decore com ovo de codorna ( Foto) e salsinha picada.

Atelier du Chefs : Mil folhas a la baunilha