Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sábado, 11 de julho de 2015

ABRASEL SP:Pesquisa de bares e restaurantes



Prezados empresários e profissionais do setor,
 
Abaixo segue pesquisa feita pela ABRASEL SP, sobre comportamento do setor de bares e restaurantes no segundo trimestre de 2015. Infelizmente, o movimento continua caindo.
A pesquisa restringe-se a São Paulo.  A ABRASEL NACIONAL tem preparado suas próprias pesquisas, que tem abrangência para todo o país.
Apresentamos também algumas providências que julgamos oportunas, dos gestores da porta para à frente e obrigações da Abrasel, de lutar do lado de fora da porta, contra aumento de custos e pela conquista de mais clientes para os estabelecimentos.
Agradecemos aos proprietários dos estabelecimentos que gentilmente tem fornecido informações que permitem chegarmos a conclusões.
Estas possibilitam que saibamos como está indo a economia e como está indo o setor em relação a economia. Permitem também saber como vai cada estabelecimento em relação à economia e aos demais do setor.
Atenciosamente,
ABRASEL SP
Percival Maricato
Presidente

 
 

MOVIMENTO EM BARES E RESTAURANTES TEM  QUEDA NO 2º TRIMESTRE DE 2014
O movimento em bares e restaurantes caiu em relação ao 1º trimestre de 2015, (8%), e um pouco mais em relação ao 2º trimestre de 2014 (13%).
Alguns poucos estabelecimentos mantiveram no 2º trimestre do ano o mesmo movimento do 1°, mas a maioria amargou perdas.
A Abrasel discutiu no 23º Encontro algumas soluções para a crise, específicas para o setor. Na visão da Abrasel SP, apenas contendo ou até reduzindo os custos e repassando essas reduções para o cardápio, haverá solução ainda este ano. Muitas outras sugestões foram dadas: negociação com fornecedores, aquisição de equipamentos e maior informatização (substituição de funcionários, infelizmente, tendo em vista decisões absurdas, algumas delirantes, da Justiça do Trabalho), redução de desperdício e burocracia, aperfeiçoamento da gestão administrativa, financeira  e de pessoal, marketing mais agressivo, inovações etc. O papel da entidade é principalmente fora da porta dos estabelecimentos, na contenção de custos que vem dos governos (municipais, estaduais e Federal) e dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), especialmente leis onerosas e restritivas, aumento de tributos, condenações inovadoras na Justiça do Trabalho etc, além de manter o número e o entusiasmo dos consumidores pelo lazer, sociabilidade e gastronomia, possíveis nos bares e restaurantes.
A entidade acredita que obtidas essas metas ou até parte delas, o setor poderá sair da crise ainda este ano e ajudar a alavancar a economia e o emprego.
A situação do setor será discutida novamente no Congresso Nacional da Abrasel, marcado para 11 a 13 de agosto, em Brasília.
 
 
 

terça-feira, 7 de julho de 2015

Hamburgeria ,Pão com carne SP – Brasil, de meu filho Pedro abre hoje 7 de Julho de 2015



RELEMBRANDO !!
A partir das 18h , dia 7, abriremos as portas em Soft Opening !!! Esperamos todos vocês, para conhecerem a tão aguardada @paocomcarne_hamburgueria !! Abriremos até as 22h30 e estamos loacalizados na Rua Joaquim Floriano 595, bem perto do Kinoplex !! Esperamos

segunda-feira, 6 de julho de 2015

ABRASEL SP :Porque somos contra a Proibição do Foie Gras





A Abrasel SP após consultar seus associados, e observadas suas razões de decidir, posicionou-se contra a proibição do foie gras na cidade e tomará providências jurídicas para impugná-la. Destacou-se que não foram proibidos métodos cruéis de se produzir o produto, mas o produto em si.
Na ocasião levantou-se a preocupação que a proibição de foie gras, se permitida, poderá levar a outras de proibições de produtos alimentícios por vereadores. Há ainda diversas acusações do mesmo tipo com a produção de bovinos, galinhas e etc.
O país tem mais de 5.6 mil municípios e seria o caos se cada um deles pudesse escolher o que poderia ser produzido, comercializado e consumido em sua área.
Tal feito inviabilizaria políticas nacionais de produção e comercialização de direitos, de defesa do meio ambiente, de saúde e outros, prejudicando ainda a gastronomia e o turismo.
Seria um desestimulo aos investidores nessa área, e consagraria a total insegurança jurídica, a subjetividade de politicas públicas, estimularia a corrupção e favorecimento de determinados produtos.
A posição contrária da entidade foi reforçada pelo parecer de nosso jurídico, que concluiu que a norma é flagrantemente anticonstitucional, sendo passível de critica o fato de os vereadores gastarem precioso tempo e recursos públicos por tanto, para decidir tal questão. A decisão da Câmara de Vereadores fere princípios como o de livre iniciativa, a liberdade econômica, a razoabilidade, o direito do consumidor, a segurança jurídica. Os alimentos, para serem comercializados, tem que ser aprovados por órgãos técnicos rigorosos da União.

Percival Maricato
Presidente ABRASEL SP

domingo, 5 de julho de 2015

Empadas de Pino (Boi) ao Forno -Cozinha Regional Chilena



  • Ingredientes 6 Pessoas
  • Massa
  • 1k de farinha comun
  • 10 g de fermento em pó
  • 150 ml de agua quente
  • 100 ml de leite fria
  • 30 g de manteiga derretida
  • 1 colher de cafe de açucar
  • 10 g de de fermento em pó
  • 2 gemas de ovo
  • Recheu
  • 500 g de patinho moido
  • 500 g de cebola picada meia
  • 2 dentes de alho
  • 30 g de manteiga sem sal
  • 50 ml de vinho tinto
  • 50 ml de molho de soja
  • 200 ml de caldo de frango
  • 30 g de pimentão doçe
  • 10 g de comino em pó
  • 12 aceitonas verdes o pretas sem caroço fileteadas
  • 2 ovos duroas laminados e cortado em duas
  • 36 uvas pasas brancas sem semente
  • Sal e pimenta do reino

Massa
Modo de fazer
Coloque por cima de uma mesada de marmor  a farinha, faz um circulo e deixe espaço no centro,leve ao fogo numa panela a agua , de um ferbor ,retire e coloque a leite fria,para que o liquido fique morno,coloque no centro do circulo, incorpore a manteiga derretida, fermento,  açucar e uma pisca de sal,misture tudo com a mão ate a massa ficar consistente, mexa bem,forme um bolo tampe com um pano e leve na geladeira por 30 minutos.
Retire da geladeira, corte a massa em 12 partes  e faz  bolos, logo espalhe na mesada farinha e estique cada bolo com o rodo ate dar a massa elasticidade ,corte com a forma redonda,repita a operação.
Recheu
Modo de fazer
Leve uma frigideira ao fogo, esquente,coloque o alho e a manteiga, refogue por um minuto,agregue a carne, pimentão  doçe e o molho de soja,cozinhe por 3 minutos,incorpore a cebola,o caldo e o vinho, baixe o fogo e cozinhe por 10 minutos,tempere com sal ,pimenta e comino
Dilua numa xicara 1 colher de sopa de farinha com agua,mexa bem para no ter grumo, espalhe por cima do recheo,suba o fogo e mexa bem para liguar.
Momtagem
Coloque nu meio da massa de empada,duas colheres de recheu,duas laminas de ovo duro,3 uvas passas e uma aceituna em lascas,passe nos bordes da massa uma pincelada de agua e feche,repita operação ( 12 vezes )
Finalize as empadas pincelado com  gema de ovo.coloquelas em uma travessa antiaderente e leve ao forno  aquecido  a 180º por 20 minutos
Sirva a s empadas com uma salada de alface tomate,temperada com sal,pimenta, azeite de oliva e suco de limão

Um Drink :Manhattan