Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

terça-feira, 9 de novembro de 2010

2º Grand Schrimp Festival 2010: programaçaõ dos Workshop dia 13-11




WORKSHOPS GASTRONÔMICOS
13/11/2010




17h00 às 18h00 – Workshop Gastronômico ministrado pela técnica do SENAC Audenizia Girão

Coordenação: Chef Jorge Monti e Louise Benevides – Consultora Técnica de Gastronomia do SENAC

Local: Auditório Workshop



18h30min às 19h30min – Workshop Gastronômico com a presença do Chef Internacional Allan Vila Espejo

Coordenação: Chef Jorge Monti e Louise Benevides – Consultora Técnica de Gastronomia do SENAC
Apoio: Chefe Allan Uzan

Local: Auditório Workshop



19h45min às 20h45min – Workshop Gastronômico com a presença do Chef Internacional Emmanuel Bassoleil

Coordenação: Chef Jorge Monti e Louise Benevides – Consultora Técnica de Gastronomia do SENAC
Apoio: Chefe Allan Uzan

Local: Auditório Workshop



20h00 – Festival Internacional do Camarão – Julgamento dos pratos e premiação

Entrega do Troféu de Homenagem Especial aos Chef´s: Gissur Gudmundsem Presidente do WACS – World Association of Chefs Societies e Brian Cotterill – Co-presidente da BCF.

Local: Praça de Alimentação da Fazenda Cacimbas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

No 2º Scrhimp Festival,Acaraú,Ceara, Fortaleza 12,13,14 Novembro de 2010


Os chefes Jorge Monti e Alan Uzan,membros da abaga,participan do 2 º festival Internacional do camarão da Costa Preta em Acaraú,Ceara,Fortaleza,Brasil. O chefe Monti vai conducir e coordenar junto a Luise Benavides do SENAC CEARA os workshop nacionais e internacionais,o chefe Alan Uzan dara suporte ao chefs nacionais e internacionais: Alan Villa Spejo,Emmanuel Bassolei, Flavia Quaresma,Mr lam, Alan Bunel, que estarão ministrando aulas da utilização do camarão.



Os chefes de Cozinha serão Homenageados ,na Figuras Mundiais do Chefe Gissur Gudmundsen,Presidente mundial dos chefes de Cozinha WACS ( 12 milhones de Associados) e o Chefe Brian Cotereli,Presidente Honorario da Federação de Associacões de chefes de Inglaterra




Mais Informações

No polo mais importante da carcinicultura cearense, o verdadeiro território do camarão no Estado, nada melhor que exaltar o crustáceo, transformando-o em mais um atrativo para conquistar novos visitantes com a realização do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra.



Este ano, o evento chega à sua segunda edição, no período de 12 a 14 de novembro próximo, apresentando a riqueza e as oportunidades de negócios da região e proporcionando aos visitantes, participantes e parceiros, um ambiente diversificado, enaltecendo as peculiaridades do destino, com ênfase na gastronomia e cultura.



Promovido pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), presidida pelo empresário Livino Sales, o festival terá como palco a Fazenda Cacimbas, no município de Acaraú. Os participantes terão a oportunidade de conferir palestras e degustar, apreciar e conhecer a variedade de opções que o segmento da carcinicultura pode oferecer.



Novas tecnologias serão apresentadas, além do desenvolvimento do setor primário e o trabalho no campo, viabilizando a comercialização de produtos e serviços com o objetivo de aumentar o consumo, as vendas e movimentar a economia em torno do camarão.



Como parte da programação, será realizado o II Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, com o tema “Biotecnologias aplicadas à carcinicultura”. O evento visa criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do setor, através do intercâmbio de conhecimentos que permitam aprimorar experiências, identificar oportunidades e adquirir inovações tecnológicas.



Outra atração do festival é a presença de renomados chefs da culinária internacional para a preparação de pratos cujo produto principal é o camarão cultivado na Costa Negra. Eles participarão de capacitações, cursos, oficinas e aulas práticas, interagindo com o público. Estão previstos quatro workshops gastronômicos com os chefs. A ideia é mostrar que os sabores marinhos são a base da culinária cearense e que o camarão é utilizado na preparação de variados pratos, desde sofisticados crepes aos tradicionais alho e óleo. E são muitas as opções, como bobó de camarão, arroz de camarão, peixe ao molho de camarão e outros.



A programação do evento inclui, ainda, shows musicais, o Pavilhão da Gastronomia, reunião da Câmara Setorial do Camarão, realização de 18 palestras com especialistas no setor de carcinicultura, participação de crianças do Projeto Chico Mendes de educação ambiental e entrega do Troféu Grand Shrimp Festival a homenageados durante a solenidade de abertura do evento e ao chef vencedor do I Festival do Camarão da Costa Negra, realizado em 2009.




Foto 2009