Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sábado, 16 de junho de 2012

Hoje: Peito de faisão marinado,recheado ao molho do vinho do oporto com pudim de feijão branco By chef Jorge Monti








Peito de faisão recheado de pate de  figado de galina,molho de vinho de oporto,mix de ovo mexido com cebola e queijo parmesão e pudim de feijão branco e batata

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cafe do Brasil na China


País asiático é prioridade em programa de Apex e Abic

Valor Econômico - 15/06/2012
 

Christian Santiago e Silva, da Abic: "É levar a experiência brasileira para o chinês"
O Café Bom Dia é um dos participantes do Programa Setorial Integrado (PSI), promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Diante do grande potencial do mercado chinês para o consumo de café, a China passou a ser um dos focos de atuação do programa, que faz a promoção dos cafés torrados mundo afora.
As exportações brasileiras desses produtos para todos os destinos ainda são consideradas pequenas. No ano passado, totalizaram cerca de US$ 26 milhões e este ano devem somar perto de US$ 30 milhões. As 24 empresas que participam do projeto representam 65% do total de café torrado e moído exportado pelo Brasil, mas apenas 13 são exportadoras regulares.
O programa passa por avaliações constantes, com modificações nos mercados-alvo. Alberto Bicca, gestor de projetos da Apex, explica que foram disponibilizados R$ 5 milhões para o biênio 2011/12, além dos R$ 3,5 milhões da Abic e das empresas para o período.
O coordenador do programa pela Abic, Christian Santiago e Silva, costuma participar de diversos eventos e realiza a triagem dos futuros compradores. As companhias normalmente precisam gastar cerca de 35% de seu faturamento para lançamento e posterior penetração do produto no mercado. Somente a participação em uma feira internacional custa em torno de US$ 15 mil a US$ 20 mil.
Além de distribuir suas marcas lá fora, as empresas necessitam também de ações locais, como anúncios em rádio e TV, presença na Internet, além do patrocínio de eventos e envolvimento com a comunidade. "Não é só colocar o produto no contêiner", afirma Santiago e Silva.
Ele diz que o Brasil é mais competitivo com mercadorias de maior valor agregado. "Hoje o mercado interno é o grande competidor da indústria exportadora. Muitas vezes o mercado interno remunera melhor", observa.
Na China, o foco são os cerca de 300 milhões de habitantes da classe média. O consumo per capita estimado no país é de apenas 0,4 quilo por habitante ao ano. Santiago e Silva afirma que o mercado chinês agora já sabe distinguir um pouco a qualidade do café. Ele relata que existem até concursos locais de baristas. Mas ainda é preciso chegar a uma fórmula do blend ideal para o chinês. O paladar local não aceita acidez e exige um produto mais suave.
A estratégia, como em outros casos, é associar o café à cultura brasileira. "É levar a experiência brasileira para o chinês, principalmente através da colocação de conteúdos na internet de elementos associados à cultura, como a caipirinha e o Carnaval".
Com importação controlada pelo governo chinês, a grande barreira ainda é, na avaliação do coordenador do PSI, o preço mais alto do café brasileiro em relação aos concorrentes. Hoje é por volta de US$ 12,70 o quilo o preço pago pelo primeiro importador. O ideal, segundo Santiago e Silva, era um preço abaixo ou próximo de US$ 10. Além disso, o café paga 13% de imposto para entrar na China.
Em 2002, as exportações brasileiras de café torrado para os chineses foram de 656 quilos. Em 2007, o número saltou para 4.044 e para 32,8 mil quilos em 2010. Em 2011, os embarques declinaram para 12,9 mil quilos.

Cuisine AZ ,França

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Livro: Massa Folhada por o chefe Luiz Farias


Foi lançado o dia 5 de junho de 2012, no hotel Estean Plaza Brooklyn SP o novo livro ( o nono) do chefe Luis Farias um dos melhores exponentes da gastronomia Brasileira ,"" Massa Folhada "".
Livro  de 130 paginas  com um dvd sobre a historia da massa folhada no mundo e no Brasil,com tecnicas e receitas variadas,excelente material fotografico e de muita qualidade 
.O evento do lançamento foi realizado durante um coktail para 150 convidados ,eu participe do mesmo e parabeniso ao chefe por o trabalho realizado na criação do livro e seu conteudo.

Jornal des femmes ,França