Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Newsletter Inter Beaujolais-Novembro 2016

Inter Beaujolais, que representa os 2.800 produtores da região, iniciaram em 2012 um programa para promoção dos Vinhos do Beaujolais no Brasil. Os terroirs da região, os tintos varietais da casta Gamay, oferecem vinhos frutados e moderadamente tânicos, perfeitamente adaptados ao consumo nos países de clima quente como o Brasil.

                
Outono no Beaujolais



Refrescando nossa memória: Julho 2016

                     

As capacitações profissionais / as degustações organizadas por Inter Beaujolais foram mais uma vez realizadas nas cidades de São Paulo, Santos e Belo Horizonte. Anthony Collet, diretor de Marketing dos Vinhos do Beaujolais ministrou essas 11 capacitações.
Elas são um excelente meio para sensibilizar e formar tanto os profissionais e os formadores de opinião sobre os Vinhos do Beaujolais, quanto os enófilos através de sessões nas próprias importadoras ou com os consumidores como na degustação na ABS de Santos.
Elas permitem atingir cada vez mais pessoas de peso, influentes no mercado do vinho e, isso, num contexto mais personalizado e descontraído.
Quase  190 pessoas puderam assistir e aproveitar essas capacitações sobre os Vinhos do  Beaujolais .
Oferecemos também uma harmonização num restaurante, no decorrer das sessões coletivas, o que aumenta ainda mais o impacto e reforça a versatilidade dos Beaujolais.

Aguardamos e convidamos  todos os interessados a participar das próximas capacitações, no ano que vem!

Para mais informações, por gentileza, entrar em contato com Raphaël Allemand de EOC do Brasil, representante dos Vinhos do Beaujolais no Brasil : beaujolais.brasil@gmail.com


Safra 2016: Vinhos elegantes e sedutores!
                                     

O an
o 2016 não foi nada tranqüilo tanto nos vinhedos do Beaujolais quanto da França inteira. Na primavera, a meteorologia teve suas manhas e deu muito, e duro, trabalho  aos produtores exigindo deles uma presença reforçada nos vinhedos e uma vigilância incessante. Certos vinhateiros perderam uma parte da safra por causa das chuvas de granizo  que assolaram a região do Beaujolais no segundo semestre. 

No entanto, o atraso (relativo) do ciclo vegetativo da videira associado a um contexto meteorológico caótico, não tiveram incidência sobre o potencial qualitativo do milésimo 2016 que já se mostra muito promissor.

De fato, o verão foi bom, e assim, foram criadas as condições ideais: Algumas semanas antes da safra, os vinhedos foram abençoados por um tempo quente e seco, permitindo reencontrar  um pouco de serenidade.
Uma maturação tardia com noites já mais frescas associada aos belos dias ensolarados e quentes permitiram que as uvas atingissem uma maturidade ideal, conservando ao mesmo tempo um frescor agradável que permitia imaginar que a safra seria muito boa.

A colheita foi realizada em companhia do sol, como se a "Mãe Natureza" quisesse ser perdoada, oferecendo para as videiras um belo verão indiano...e se consideramos a qualidade das uvas colhidas, parece que ela realmente conseguiu.

Na boca, as primeiras degustações revelam um milésimo sedutor, bem frutado, com taninos finos e macios. « Os 2016 mostram mais elegância que  potencia e conservam um equilíbrio perfeito entre acidez, frutado e estrutura...entre frescor e volume" comenta Bertrand Chatelet, diretor do Sicarex (Instituto de Pesquisa Vinícola e Enológica do Beaujolais, situado no em Villefranche-sur-Saône).

Quanto aos volumes, fora as zonas que sofreram do granizo na primavera (em torno de  2 200 ha sofreram uma perda de  50% ou mais), a safra será superior à média destes 5 últimos anos ( em torno de + 40%) permitindo ao Beaujolais de voltar para uma safra "clássica" situada entre 750 e 800 000 hectolitros. Em 2016, o Beaujolais se destaca então como exceção numa paisagem vinícola francesa que anuncia uma redução global de mais de 10% em volume.

Para mais informações, por gentileza, entrar em contato com Raphaël Allemand de EOC do Brasil, representante dos Vinhos do Beaujolais no Brasil : beaujolais.brasil@gmail.com



Os Beaujolais Days entre os dias 16 e 20 de Novembro: 5 Dias de Festas na Galáxia do Beaujolais Nouveau

Os Beaujolais Days, é um  programa rico em eventos, e bom humor para festejar a chegada do Beaujolais Nouveau.
A região inteira está se mobilizando e muitos eventos serão realizados em  vários vilarejos. Os eventos mais esperados e mais famosos são:
            
  • A Maratona Internacional do Beaujolais associa esporte e prazer  para o qual fantasiar-se é aconselhado.
  • A Festa dos Sabores, evento descontraído, musical e apetitoso.
  • As Sarmentelles de Beaujeu que celebram o lançamento do Beaujolais Nouveau. Este encontro é internacional, e junta na capital histórica do Beaujolais, degustadores vindo dos quatro cantos do planeta. O ambiente é caloroso, descontraído e de festa!

Zoom : « Finos e perfumados»
 

Os vinhos tintos do beaujolais podem ser classificados por 3 tipicidades :
Os finos e perfumados (Brouilly, Chiroubles, Fleurie, Régnié, Saint-Amour)
Os intensos e generosos (Chénas, Côte de Brouilly, Juliénas, Morgon, Moulin-à-vent)
Os frutados e gastronômicos (Beaujolais blanc, Beaujolais rosé, Beaujolais rouge, Beaujolais Villages blanc, Beaujolais Villages rosé, Beaujolais Villages rouge)





Ficha de identidade - Chiroubles
Superfície : 323 hectares
Produção em 2014: 16 210 hectolitros / quase 2 161 000 garrafas

Solos : Caracterizado por uma forte homogeneidade, o granito rosa constitui o único material parental dos solos.  As encostas são muito íngremes  e a altitude é a mais elevada dos dez 10 crus. Ele representa então as camadas de solos mais finas e mais arenosas que podem ser encontradas.


Degustação: Vivo e redondo
Olho: rubis
Nariz : Floral, íris, muguet, violeta, peônia
Boca : Frutas vermelhas,macio, redondo, frutado
Quando beber: Aperitivo, Brunch, Piquenique
Harmonização aconselhada: Peixes, crustáceos, entradas

Especificidades : A AOP - a Denominação, situa-se  ao norte do Ródano, no coração do vilarejo com o mesmo nome. Os vinhedos são plantados nas encostas que formam um círculo. Aqui, encontram-se os mais altos vinhedos do Beaujolais, plantados nos Monts du Beaujolais, entre 250 e 450 metros de altitude.   Seus aromas frescos e delicados são florais e lembram pequenas frutas vermelhas aciduladas.

Você sabia? 

As 12 denominações propõem  uma paleta variada de vinhos que, com suas 3 cores permitem inúmeras opções de harmonização!

Os Beaujolais e Beaujolais Villages:
  • Os brancos harmonizam com as carnes brancas, os peixes, os crustáceos e com alguns queijos.
  • Os Roses casam maravilhosamente bem com o porco, o coelho e o peixe  
  • Os Tintos podem ser consumidos com carnes vermelhas, embutidos, e até mesmo, surpreendentemente, com sushis  por conta de sua leveza e maciez.
Os Chénas, Côte de Brouilly, Juliénas, Morgon e Moulin-à-Vent acompanham as caças, os miúdos, as aves com molho e as sobremesas.

Os Brouilly, Chiroubles, Fleurie, Régnié e Saint Amour harmonizam com cordeiro, pato, aves, vitela, embutidos, queijos mas também com certos peixes ou  entradas.

Os Beaujolais Nouveaux:
  • Os Roses e os Tintos casam com foie grascharcuterie e queijos. 
Os Beaujolais Villages Nouveaux:
Os Tintos e os Roses acompanham bem saladas e entradas.

O Beaujolais tem uma denominação de Beaujolais para cada ocasião !

                            

Receita do Beaujolais

Chaud/Froid de peras numa infusão de Brouilly

Preparação: 45 min.  Cozimento: 10 min. (para as peras)

Ingredientes para 4 pessoas

  • 4 Peras
  • 1/2 bastão de canela
  • 1 garrafa de Brouilly
  • Manteiga
  • Sorvete de creme (1 bola por prato)
  • 2 cravos da índia
  • 5 gomos de laranja por prato
  • Açúcar

Preparação

Descascar as peras, cozinhá-las já cortadas em quatro no Brouilly com os cravos da índia, canela e açúcar. Retirar as peras do xarope, deixar reduzir e fazer o molho de manteiga.
Colocar no prato em roseta com uma bola de sorvete no centro do prato e cobrir com o molho.
Decorar com gomos de laranja e  raspas finas da casca confeitadas.







Mais informações e aonde encontrar Vinhos do Beaujolais, visite o no nosso website: www.vinhosdobeaujolais.com.br
 
Você recebe este boletim de informação porque você se cadastrou à Newsletter dos Vinhos de Beaujolais

Nosso endereço:
Inter Beaujolais
Av Sena Madureira, 151 – Sala 1109- CEP 04021-050
Vila Mariana
Sao Paulo SP
Brazil

Add us to your address book