Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Concurso latinoamericano Azteca: Resultado



O chefe Emiliano Schobert da Argentina ganha o 2013 Bocuse d'Or América Latina.
Victor Hernandez, da Guatemala vem em segundo lugar e Mauricio Diaz, do Chile vem em terceiro lugar. Todos os três países são selecionados para o próximo finalBocuse d `Or em Lyon na feira SIRHA, em janeiro de 2015.
Brasil participo como chefe Marcelo Pinheiro

Foto Oficial

São Paulo Sugar Craft Show: 12,13 e 14/09/2013


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Gran Concurso Culinario Latinoamericano AZTECA 28 e 29 de agosto de 2013



 Concurso AZTECA
A história desse concurso começa em 2003, quando a AMAIT organizou pela primeira vez na Cidade do México um concurso culinário onde países da América Latina poderiam concorrer para participar no Bocuse d´Or em Lyon, França. A feira que é dedicada aos negócios da área de restauração e hotelaria, promove também outros eventos como o Concurso de Escultura em Gelo, Concurso de Panificação, de Padaria Artesanal, Concurso Barista, Concurso de estudantes e "Rally" entre universidades
Chefe marcelo Pinheiro candidato do Brasil e ayudante
O Chef Marcelo Pinheiro Nunes( ganhador da edição 2003) estará representando o Brasil juntamente com Guilherme Sanches, seu assistente, ambos do Hotel Intercontinental São Paulo.

 A equipe conta com o Chef Leonardo Menezes de Souza da Embaixada Brasileira no México que comporá a bancada de juízes avaliadores e como capitã de equipe a Dra Maria Lucia Tafuri Garcia, presidente da SBGAN. Os doze países participantes foram sorteados entre os dois dias e o Brasil apresenta-se no dia 28/08.  

Conforme vem mostrando as fortes tendências, o AZTECA neste ano tem como ingrediente de um dos pratos, o frango orgânico, confirmando a crescente busca por produtos saudáveis. Segundo a presidente da SBGAN, a Dra Maria Lucia Garcia "esse mercado tem crescido no mundo todo e reforça o trabalho da SBGAN em criar oportunidades para a união da gastronomia a nutrição, unindo prazer e saúde. Esta será uma edição inédita do concurso pois é a primeira vez em que se inscreve uma equipe com chefs e nutricionista."

Como ingrediente principal do segundo prato a ser criado pelo competidor, foi estabelecido pelo Comitê organizador, o uso de bacalhau negro, ouriço e caranguejo. São três guarnições livres com produtos típicos do país e também o uso de sagu. Molhos de acompanhamento, mínimo um tipo e máximo dois tipos. Conheça todas as regras do concurso:
http://www.abastur.com/2012/wp-content/contenido/2012/06/CONVOCATORIA_CONCURSO_AZTECA_2013_FINAL.pdf

O 3 primeiros colocados iram a participar da Final Mundial dos chefes de cozinha na França, no Concurso Bocuse d`Or 2015 , em janeiro de 2015, na cidade de lyon.

O equipe do Brasil e patrocinado por o Hotel Intercontinental São Paulo com apoio da SBGAN - Sociedade Brasileira de Nutrição e Gastronomia-

Mais Informações

www.abastur.com


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Happy Hour APC,apresentação da Nova diretoria


O dia 26 de agosto, no Espaço Rosa Rosarum (Pinheiros, SP), a APC Brasil realizo o Encontro de Profissionais de Cozinha – Happy Hour Trade Show, com apresentação e debate das principais ações que serão realizadas pela nova gestão,composta por Alex Atala, Fred Frank, Mara Mello, João Leme e Marcelo Fernandes (diretoria) e Laurent Suaudeau e Christophe Besse (conselho consultivo). A ideia foi promover união e troca de informações entre os profissionais associados em um bate papo informal, e também conhecer e degustar produtos variados dos patrocinadores do evento.
Mas de 100 chefes e convidados participarom do evento.
O chefe Jorge Monti de Valsassina ex presidente ABAGA ( nova APC ) e socio fundador participo do evento.
Empresas Participantes:A. Petroni, Callebaut, Berna, Bunge, 
Carne do Cerrado, Fohm, Frango do Campo, Interfood, Mec3, Nestle Waters, Patagonia Mussels e Santa Gemma.
Veja as fotos



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Atividades do Chefe Jorge Monti: 5º Concurso masculino de Culinaria




Aconteçeu o sabado 24 de Agosto de 2013, o 5º concurso culinario Masculino do clube IPE – São Paulo- Brasil.
7 times de 7 cozinheiros-socios-amadores realizaron um prato para um juri tecnico e 200 mais para o publico,cada equipe recebeu R$ 2000 para realizar sua criatividad e resultado.
O  1er juri foi o tecnico ,formado por 6 profisionais de renome para dar o premio tecnico e o juri popular que escolhia o melhor prato votando numa urna.
Foi um bom divertimento em familia,super organizado no clube,participe como juri e me acompanho minha mulher Lidia.
O prato vencedor na categoria tecnica ,foi o Picadinho na cesta de Pastel e o vencedor na categoria popular  Bife de chorizo a molho de chimichurri com batata gratinada

O juri
Os ganhadores

Chefe Jorge Monti