Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fenaostra 2010,Florianópolis,Santa Catarina-Brasil







Fenaostra 2010

Com muita variedade musical, dança e folclore regional, shows locais e nacionais, exposições de artesanato, cursos e concursos gastronômicos, a FENAOSTRA acontecerá entre os dias 22 e 31 de outubro.

A Fenaostra é uma festa anual que ocorre em Santa Catarina e é considerada atualmente uma das mais importantes festas populares da Grande Florianópolis. O evento já faz parte do calendário das festas do Brasil e destaca a cultura, a gastronomia e as principais manifestações artísticas da região alavancadas pelo cultivo da ostra, cuja produção anual já alcança a marca de mais de um milhão de dúzias.

A Fenaostra mistura ingredientes irresistíveis para quem aprecia os deliciosos pratos à base de frutos do mare quer iniciar-se nos prazeres da degustação dos mais variados pratos, tendo a ostra como ingrediente principal.

O evento é considerado uma ferramenta de divulgação para maricultura catarinense, responsável por 90% da produção de moluscos do País, como referência na oferta de qualidade de ostras.


Na edição de 2009, a Fenaostra contou com 16 restaurantes com petiscos e pratos mais elaborados com ostras e mexilhões, além de alternativas para quem não está familiarizado com os moluscos. Ofereceu também programação que incluiu feiras, concursos gastronômicos e atrações culturais, folclore regional, grandes shows locais e nacionais.

A Fenaostra contou ainda no ano passado com o pavilhão “C,” onde os stands comercializavam produtos diversos.

Ao longo de dez dias de evento, a 11ª FENAOSTRA reuniu nativos, imigrantes e turistas em uma grande celebração e encerrou sua edição batendo inúmeros recordes. Atraiu cerca de 180 mil pessoas, comercializaram mais de 80 toneladas do produto e o número total de stands chegou a 156.

Abaga ( Associação Brasileira da Alta Gastronomía) vai coordenar aulas,palestras e concurso das escolas de gastronomía da região eo concurso para chefes profisionais.

No comando da chefe Sonia jendiroba ,diretora da região sud da abaga,junto ao presidente nacional da Abaga, chefe João Leme estarão participando durante o evento

da organisação e dos concursos.

Estarão Presente como convidada Internacional a chefe MarianaSebess, diretora do Instituto Maussi Sebess da Argentina ( www.mausisebess.com ),ela entregara os premios nas 2 categorias ,cursos de verão na escola na Argentina.

O juri sera formado de chefes da abaga da região e convidados do resto do Pais.

O chefe jorge Monti diretor executivo da abaga,estara conducendo os concursos.


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Minha Historia na gastronomía:Lembranças,Noite do restauranter 29-09-1983 ,nº2'

Chefe Ramiro Rodríguez Pardo e Jorge Monti  na cozinha do Hotel Sheraton  Buenos Aires


Cardapio 800 Pessoas : Entrada Pate de King Crab



terça-feira, 12 de outubro de 2010

Minha Historia na gastronomía:Lembranças,Noite do restauranter 29-09-1983 ,nº1'

Isquerda Jorge Monti,chefe Ramiro Rodrigues Pardo,gerente Hotel Sheraton Mario Gambeta e equipe do de cozinha do Sheraton Hotel Buenos Aires ,29 de Setembro de 1983



Turismo gastronómico : Paradores em Espanha,Informações


 

Mapa dos Paradores em Espanha





Para quem viaja a Espanha os paradores são uma oferta de hospedagem e alimentação unica ,confira informações de ajuda a seu viagem
para os amantes gourmet a oferta es bem ampla.


Magazine



segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Lembranças: Festival gastronómico em Guatemala,Juri Concurso nacional, nº 1

G. Armendariz Presidente Chefs de Ecuador,jorge Monti e o Chefe Luis Perrot ACF/Presidente Foro panamericano






Chefe Euda Morales presidenta AGUAC Guatemala





ChefeHugo Robalez Presidente AUCA Uruguay,Carolina Coronado Presidente chef de Costa Rica e Jaqueline Rodrigues Gerente Genneral de ACHIGA Chile






Juri em ação
Serviço

Pratos do Concurso