Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Charquican de boi e legumes by JM



Ingredientes 6 Pessoas
  • 250 kg de alcatra
  • 400 g de batata limpa cozida ao vapor e cortada em cubos pequenos
  • Uma cenoura cozida no vapor e cortada em cubos
  • 200 g de abobora limpa e cortada em cubos pequenos
  • 40 g de pimentão verde cozido no vapor e picado em cubos pequenos
  • 40 ml de óleo de milho
  • 10 g de cominho
  • Um dente de alho picado fino
  • 10 g de oregano seco
  • 60 ml de molho de soja
  • 100 ml de vinho branco seco
  • sal e pimenta do reino
  • Uma cebola meia picada fina
  • 100 g de vagem cozida no vapor e cortada em bastões peqenos
  • 100 g de ervilhas cozidas no vapor
  • 200 g de grão de milho cozidos no vapor
  • Modo de fazer
    Coloque numa panela com agua a carne e de un fervor de 5 minutos,retire
    deixe esfriar e pique  a carne bem fina.
    Leve uma frigideira ao fogo,esquente,agregue o oleo de milho e refogue a carne
    por um minuto, agregue o molho de soja o pimentao e vinho branco,cozinhe por um minuto .agregue a cebola,cominho,oregano,alho a sal e apimenta do reino,cozinhe por um minuto e reserve.
    Leve uma  panela funda antiaderente ao fogo,agregue as batatas e  a abobora
    misture bem,incorpore as vagem ,cenoura e as ervilhas,mexa,incorpore a carne refogada,misture bem,corrija o tempero e incorpore o milho,baixe o fogo e cozinhe  5 minutos,sirva bem quente num prato fundo,finalizando   com um fio de azeite de o oliva ,pimenta do reino moida na hora e um pouco de pimentão doce por cima e os laterais do prato

    Gastronomycia:Noticia em Espanha sobre consumo de foie gras

    domingo, 28 de junho de 2015

    Pesquisa de bares e restaurantes ABRASEL 2015



    PREZADOS ASSOCIADOS DA ABRASEL SP,

    A ABRASEL NACIONAL, por sugestão da seccional paulista, em parceria com a FISPAL, iniciou a elaboração de uma pesquisa nacional destinada a revelar a real situação vivida pelo setor, seus estabelecimentos e empresários.
    Entre os principais objetivos estão o de informar se a economia, as vendas do setor, o comportamento de custos e preços, os reflexos positivos ou negativos sobre o número de empregos oferecido, etc, está bem, está estável ou está mal.
    Poderemos doravante saber como o setor esta indo em relação á economia em geral e o empresário poderá saber como vai seu estabelecimento em relação ao setor. Se seu faturamento aumentou 5% no mês, mas o setor aumentou 10%, ele não foi tão bem como poderia e assim por diante. O índice servirá de referencia para a economia do país e para os empresários do setor.
    Ainda dirá como anda a segurança, os investimentos, as reclamações trabalhistas, ticket médio etc, contribuindo para termos argumentos mais científicos e precisos para argumentar com autoridades e para adequarmos nossos negócios.
    Enviamos as conclusões abaixo, auto explicativas. É mais um serviço que prestamos aos associados.

    Percival Maricato
    Presidente Abrasel SP


    Resumo Análise Pesquisa de Conjuntura Econômica do Setor de Alimentação Fora do Lar – Bares e Restaurantes – Parceria Abrasel e Fispal
     
    Faturamento
    Enquanto no 4º trimestre de 2014, todas as regiões do Brasil, exceto o Sudeste apresentavam crescimento, o que encontramos no 1º trimestre de 2015 é uma queda em todas as regiões. Todavia a maior parte desta queda deve-se a uma sazonalidade histórica em que o primeiro trimestre do ano que se inicia apresenta uma redução média de 6% em relação ao último trimestre do ano anterior. A média nacional de faturamento teve uma redução de 8,39% em relação ao 4º trimestre de 2014. Assim podemos dizer que considerada a sazonalidade trimestral a queda foi da ordem de 2,39%.
    Vale ressaltar que o comportamento do setor tem sido diferente de regiões para regiões e de estado para estado. Como exemplo o Nordeste apresenta estabilidade enquanto o sudeste aponta queda superior a média nacional, 3%.

    Quadro de pessoal
    De um quadro de estabilidade no último trimestre de 2014, o setor evoluiu para uma redução de quadro de pessoal no 1º trimestre de 2015, sendo que média nacional de redução ficou em 4,5% em relação ao 4º trimestre de 2014.

    Ticket médio
    Pode-se dizer que o ticket médio manteve uma tendência de estabilidade, apesar de leve alta registrada no último trimestre de 2014, teve redução proporcional no 1º trimestre de 2015, sendo que quase 60% dos respondentes declararam ter seu ticket médio estável nos primeiros três meses do ano.

    Rentabilidade
    7 em cada 10 empresas tiveram rentabilidade entre 0% a 10%, sendo que uma parcela importante 1 em cada 2 aponta rentabilidade inferior a 5%, contra uma rentabilidade média histórica, em períodos de economia mais favorável, de 10%.

    Investimentos
    Diferentemente do que se poderia esperar, o setor permanece investindo. Nos períodos pesquisados de 2014 e 2015, último e primeiro trimestres, 4 em cada 10 empresários declararam realizar investimentos nos seus negócios, em ordem superior a 15% do seu faturamento. Uma provável explicação seria a necessidade de investimentos em maquinários que viessem a aumentar a produtividade da operação minimizando as pressões de custo, contendo aumentos no preço de venda uma vez que o consumidor já demonstrou dificuldade de absorver qualquer aumento de cardápio.

    Reclamações trabalhistas
    4 em cada 10 dos pesquisados tiveram pelo menos 1 reclamação trabalhista em ambos os períodos analisados.
    1 em cada 5 tiveram mais de duas reclamações trabalhistas neste mesmo período.
    3 em cada 4 das reclamações trabalhistas tiveram valor pago ao reclamante de até 5mil reais.


    Segurança/Assaltos aos estabelecimentos
    3 em cada 10 bares ou restaurantes foram assaltados pelo menos 1 vez nos últimos 3 anos.
    1 em cada 20 foram assaltados mais de 3 vezes.


    Previsões anuais

    Quadro de Pessoal
    Embora o pessimismo tenha sido uma marca tanto do quarto quanto do primeiro este vem reduzindo fazendo com que a expectativa de diminuição de quadro tenha sido reduzida possivelmente este empresário esteja levando em consideração que o custo de manutenção de uma mão de obra qualificada é 

    Ambiente de Negócios e a visão do próprio negócio.
    A previsão do ambiente de negócios sofreu uma leve melhora do 4º trimestre de 2014 para o 1º trimestre de 2015, com número de respondentes acreditando na estabilidade dos negócios comparando 2014 com 2015 crescendo, atingindo 31% contra 23%. Como consequência desta melhora de humor, embora ainda pessimistas, os empresários do setor reduziram as suas previsões de queda, de 8,4% para 6,38%.
    Vale destacar que a visão destes mesmos empresários sobre o negócio próprio é bem mais otimista, com queda estimada de apenas 1%, o que pode indicar que o mal humor apurado possa mais uma influência do ambiente externo do que da realidade vivenciada do próprio negócio.