Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

quinta-feira, 3 de março de 2016

Informativo ABRASEL - Fevereiro- Marco 2016


Fevereiro e Março de 2016
ESTANDE ABRASEL SP RECEBE 4 MIL VISITANTES NA FEIRA DO EMPREENDEDOR
 O estande do RESTAURANTE DE SUCESSO, montado pela ABRASEL SP  na mais famosa feira do SEBRAE, realizada, no Anhembi, recebeu 4 mil interessados, que fizeram visitas monitoradas. O interesse foi tanto que formou se fila da primeira hora até o encerramento, uma das maiores senão a maior da feira.
A montagem do estande e as informações aos candidatos a futuros empreendedores, foi possível graças aos seguintes parceiros: Elvi Cozinhas Industriais, Holamaq, MCI, Café 3 Corações, Relevo Guardanapos Especiais, Escola Sorvete, Studio Ino, VemPlast, DM7 Sistemas, Maquinbal, Unilever e H2heater.

Com destaque especial para a ELVI COZINHAS INDUSTRIAIS, que montou equipamentos de ponta no espaço de 120 m2, cedidos pelo SEBRAE SP. Devido ao sucesso dessa edição os dirigentes do SEBRAE SP já discutiram a possibilidade da ABRASEL SP e participar em 2017. A ABRASEL SP considerou relevante apoiar o evento, vez que lhe foi dada a oportunidade de informar e inspirar os muitos brasileiros que querem empreender, ao mesmo tempo que pode advertir das dificuldades que poderão ser encontradas.

ABRASEL SP DENÚNCIA ABUSOS DE EMPRESAS DE TÍQUETES
Depois de fazer levantamento sobre as taxas oferecidas por pequenas empresas emissoras de vale refeição em licitações promovidas por órgãos públicos e prefeituras no interior de São Paulo, a ABRASEL SP denunciou o fato ao Ministério do Trabalho como deturpação do PAT, Plano de Alimentação do Trabalhador e risco para restaurantes e clientes. A entidade teme que, como aconteceu cerca de vinte anos atrás, elas acabem quebrando e deixando os restaurantes que recebem os vales a ver navios. Há empresa que oferecem vales com desconto de até 7% sobre o preço de face nas licitações e então tem que cobrar taxa maior ainda do restaurante, que por sua vez, não tem escolha senão receber. A ABRASEL luta no Congresso e junto ao governo para que seja vetado às empresas emissoras de vale refeição, oferecerem descontos sobre o preço de face, devendo as licitações ocorrerem por outros critérios. Isso evitaria a as altas taxas cobradas dos estabelecimentos.
REDUÇÃO DAS MULTAS DO PSIU
Em carta aos vereadores e ao prefeito, a ABRASEL SP s manifestou, mais uma vez, pela redução das multas do comando Psiu, que inclui a que são aplicadas por bares que ficam abertos após a uma hora, sem cumprir as exigências legais (isolamento, estacionamento, segurança), atualmente em aproximadamente R$ 40 mil. Seu departamento jurídico tem entrado com dezenas de ações defendendo os comerciantes e mostrando que a multa é impagável, abusiva, verdadeira extorsão. A entidade também quer que a primeira visita seja de advertência e já tem, ganho de causa em ações judiciais quanto a esta necessidade.
  ENCONTRO DE PRESIDENTES DA ABRASEL
EM SALVADOR
Entre 6 a 9 de abril os Presidentes das seccionais dos 27 estados da Federação estarão reunidos com a diretoria nacional em Salvador – Bahia, para discutir a situação do setor e as perspectivas e problemas para 2016. Para mais informações: www.abraselba.com.br

 CONTRA A JUSTIÇA DO TRABALHO
Nos últimos meses a ABRASEL SP lançou cinco boletins denunciando a parcialidade com que a Justiça do Trabalho trata os pequenos empresários. Todos eles trazem um caso concreto, e a exposição do absurdo da decisão. A reação das entidades mais combativas aos abusos parecem está dando certo. O Congresso cortou o orçamento da Justiça do Trabalho para 2015, alegando justamente que em vez de obter paz social, objetivo para o qual foi criada, ela apenas gera litígios e mais litígios, o que explicaria o corte da verba.
 BARES E RESTAURANTES EM BAIRROS NOBRES
A ABRASEL SP tem se manifestado, junto à mídia, associações de bairro, Conselho da Cidade, audiências públicas e diretamente com vereadores, sobre a possibilidade de bares e restaurante se instalarem em vias movimentadas de bairros nobres, em que atualmente o comércio é proibido e a degradação é evidente. A ABRASEL é a favor, desde que o comércio não atrapalhe a tranquilidade dos moradores, muitos dos quais se opõe a essa inovação. Para a entidade, se houver apenas pequenos comércios, que atendem determinadas normas, eles podem facilitar a vida dos moradores e até trazer mais segurança. Para os comerciantes serão mais pontos a disposição e os proprietários de imóveis não os verão abandonados, como acontece em diversas vias públicas. Esse tipo de ocupação é comum nas grandes cidades da Europa e não desvaloriza, ao contrário, valoriza o restante dos imóveis.
 PALESTRAS E ESTANDE DE 500 M2 NA FISPAL 2016
A ABRASEL já tem garantido para a próxima FISPAL, que será entre os dias 14 e 17 de junho, terá um amplo espaço de negócios com grande lounge e atendimento diferenciado para receber os empresários de todo o país, que virão para São Paulo nesses dias. Em 2015 a ABRASEL SP fez 20 palestras, auditórios lotados, além de receber mais de 3 mil visitantes em seu estande e representantes da entidade em mais de 40 cidades do país. A ABRASEL SP também terá espaço específico para parceiros. Durante o evento os presidentes discutirão os problemas que afetam o setor, como remover obstáculos e facilitar negócios.
MARCO AMATTI VAI DAR ANDAMENTO EM PROJETOS DA ABRASEL SP
A ABRASEL contratou a MAPA ASSESSORIA, dirigida pelo experiente consultor MARCO AMATTI para desenvolver os vários projetos que da entidade: blog, prestação de serviços, projetos com parceiros, eventos nacionais em gastronomia, vida noturna ou turismo. Ana Salles mantém-se em projetos específicos, como cursos de gestão, escola e espaço degustação Leonardo Ramos como diretor executivo, Roberta Coelho com comunicação, Cilene no financeiro e Mary em relacionamento com associado e coordenação das parcerias.

PROJETO DA REGULAMENTAÇÃO DA GORJETA E TRABALHO INTERMITENTE
A ABRASEL NACIONAL retomou os esforços para aprovar no Senado o projeto que regulamenta a gorjeta. Por sua vez, também tenta fazer passar na Câmara dos Deputados outro PL, este para permitir o trabalho intermitente no Brasil.
 DEFESA E INFORMAÇÕES DO SETOR NA MÍDIA
A ABRASEL SP continua dando no mínimo uma entrevista por dia, sobre os mais diversos assuntos, envolvendo o setor ou atividades da entidade. Todos os assuntos são abordados do ponto de vista dos interesses dos proprietários, visando impedir ou remover ônus e obstáculos e propiciar condições para o desenvolvimento dos estabelecimentos e do setor. Entre os assuntos mais abordados: movimento em 2014-2015-2016; reflexos da crise nos restaurantes, taxas de cartões, plano diretor e instalação de bares em bairros nobres, e dezenas outros. São tantas as abordagens feitas pelos dirigentes, que merecerão relatório específico, a ser divulgado em até 10 dias.
Associe-se a  ABRASEL SP e desfrute de todos benefícios
Mais informações: mary@abraselsp.com.br ou Fone: (11) 3663-6391