Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sábado, 11 de julho de 2015

ABRASEL SP:Pesquisa de bares e restaurantes



Prezados empresários e profissionais do setor,
 
Abaixo segue pesquisa feita pela ABRASEL SP, sobre comportamento do setor de bares e restaurantes no segundo trimestre de 2015. Infelizmente, o movimento continua caindo.
A pesquisa restringe-se a São Paulo.  A ABRASEL NACIONAL tem preparado suas próprias pesquisas, que tem abrangência para todo o país.
Apresentamos também algumas providências que julgamos oportunas, dos gestores da porta para à frente e obrigações da Abrasel, de lutar do lado de fora da porta, contra aumento de custos e pela conquista de mais clientes para os estabelecimentos.
Agradecemos aos proprietários dos estabelecimentos que gentilmente tem fornecido informações que permitem chegarmos a conclusões.
Estas possibilitam que saibamos como está indo a economia e como está indo o setor em relação a economia. Permitem também saber como vai cada estabelecimento em relação à economia e aos demais do setor.
Atenciosamente,
ABRASEL SP
Percival Maricato
Presidente

 
 

MOVIMENTO EM BARES E RESTAURANTES TEM  QUEDA NO 2º TRIMESTRE DE 2014
O movimento em bares e restaurantes caiu em relação ao 1º trimestre de 2015, (8%), e um pouco mais em relação ao 2º trimestre de 2014 (13%).
Alguns poucos estabelecimentos mantiveram no 2º trimestre do ano o mesmo movimento do 1°, mas a maioria amargou perdas.
A Abrasel discutiu no 23º Encontro algumas soluções para a crise, específicas para o setor. Na visão da Abrasel SP, apenas contendo ou até reduzindo os custos e repassando essas reduções para o cardápio, haverá solução ainda este ano. Muitas outras sugestões foram dadas: negociação com fornecedores, aquisição de equipamentos e maior informatização (substituição de funcionários, infelizmente, tendo em vista decisões absurdas, algumas delirantes, da Justiça do Trabalho), redução de desperdício e burocracia, aperfeiçoamento da gestão administrativa, financeira  e de pessoal, marketing mais agressivo, inovações etc. O papel da entidade é principalmente fora da porta dos estabelecimentos, na contenção de custos que vem dos governos (municipais, estaduais e Federal) e dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), especialmente leis onerosas e restritivas, aumento de tributos, condenações inovadoras na Justiça do Trabalho etc, além de manter o número e o entusiasmo dos consumidores pelo lazer, sociabilidade e gastronomia, possíveis nos bares e restaurantes.
A entidade acredita que obtidas essas metas ou até parte delas, o setor poderá sair da crise ainda este ano e ajudar a alavancar a economia e o emprego.
A situação do setor será discutida novamente no Congresso Nacional da Abrasel, marcado para 11 a 13 de agosto, em Brasília.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário