Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Gastronomía e Globalização

Gastronomia e Globalização



By Jorge Monti de Valsassina

“A gastronomia e a arte de preparar e transformar os alimentos”.
A globalização na gastronomia e a extensão da arte para todos


O mundo da cozinha se inicia com o descobrimento do fogo e a sal, primeiro como sobrevivência na alimentação na era de pedra, após como com prazer no gosto.

No inicio do mundo conhecido as pessoas se agrupavam em núcleos e comunidade unidas por o desejo de sobrevir à natureza hostil, caçando e cultivando a terra.

As informações ficam sempre com os, mas sábios, em especial com os bruxos que encarna as futuras religiões, de fato restringido o conhecimento que vai ser divulgado entre núcleos fechados e só compartilhado nos mesmos níveis com outras populações.

Com a evolução dos médios de transporte e a escrita começa a transferisse informações o que favorece a gastronomia dando o inicio da circulação dos hábitos alimentícios.
Na era antiga com a formação dos impérios Sírios, Caldeia, Egito, Grécia, Persa, etc começa no mundo a expandisse a boa alimentação.

O Império romano, um dois maiores da Historia da humanidade vai transformar a gastronomia introduzindo e absorvendo nos paises conquistados os hábitos alimentícios, e divulgando ao mundo conhecimentos sobre gastronomia y criando alguns alimentos e hábitos que iram a transformar o mundo da culinária.

Através das comunicações e comercio os conhecimentos se trasladam mais rapidamente,a grande revolução vai acontecer no renascimento ,com o maior invento da historia a imprenta, ela vai a permitir imortalizar os conhecimentos e registrar os avanços em todos os campos do conhecimento.

A partir de 1400 nos teremos referendos de uma gastronomia com maior alcance dando inicio as cantinas, onde se servia o caldo para restaurar as pessoas que via de longas viagens.
A religião, especialmente a cristâ tem uma influencia muito importante porque a Igreja tolera o pecado da gula e permite que nos mosteiros se podam desenvolver invenções na cozinha e na bebida ,fato que vai permitir um grande desenvolvimento na gastronomia.

Na era moderna o grande incentivo da gastronomia vai ser através dos grandes impérios e monarquias, ela vai formar parte da vida dos monarcas e a política levando a um desarrolho importante, apos a revolução francesa vá tomar um grande impulso colocando a gastronomia em restaurantes ao serviço da maioria do mundo y criando hábitos culinários importantes,mais a grande transformação vai a acontecer na era contemporânea,com o melhoramento dos transportes e comercio:trem,telegrafo,radio ,automóveis e avião, fato que permitira trasladar os conhecimentos e produtos de uma maneira mais global.
A gastronomia vai ter seu grande momento a partir de 1920 com a vinda dos grandes mestres que vá a revolucionar os conceitos, ordenar a culinária e tenificarla ,especialmente na França e Itália, dando bases a traves dos libros , ensinos das técnicas aplicáveis a todas as culinárias do mundo criando uma base para o melhoramento da forma de alimentação por prazer e no para sobrevir.Na segunda metade de século XX com os inventos do computador, fax, tv, cabo, internet, vídeo, dvd, etc as informações e produtos estam mais rápido ao alcance de todos, permitindo participar ao mundo no dia a dia da gastronomia global.Todo mundo pode ter conhecimento de outras culturas culinárias e produtos de diferentes regiões dando opções ao consumidor de alimentação, cultura e sobre todo prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário