Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

terça-feira, 5 de julho de 2011

Comida Fresquinha em Todas as estações Por Samanta Dias

Comida fresquinha em todas as estações



Por Samanta Dias - Equipe BBel


A qualidade dos alimentos interfere diretamente no resultado das receitas que você prepara. Uma boa saída para servir sempre refeições saborosas e variadas é utilizar os alimentos que estão em período de safra como ingredientes principais.

O tempo de safra é quando as condições climáticas e de solo estão mais adequadas para proporcionar o plantio e a alta produção de uma verdura, legume ou fruta. Os peixes também têm a época de alta produção, que é definida a partir do período de "defeso", quando a pesca é restrita para que as espécies se reproduzam e coloquem seus ovos em segurança.

Para o chef Jorge Monti de Valsassina, sócio fundador da Associação Brasileira de Alta Gastronomia, sem ingredientes bons não é possível fazer uma boa cozinha. "Se você usa um tomate cultivado na terra, na época certa, um hidropônico e outro fora do tempo, com muito insumo químico, os sabores serão totalmente diferentes, uma salada terá gosto bom e outra de isopor", comenta o chef.

O quadro abaixo indica alguns dos itens que você deve escolher na feira em cada estação do ano, com base na tabela de safra dos alimentos da Ceagesp.










Nenhum comentário:

Postar um comentário