Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Mesa Redonda da APC atualizou categoria sobre regulamentação da profissão de cozinheiro



No dia 24 de agosto ocorreu no L’Hotel Mesa Redonda organizada pela APC. Foi evento aberto a toda categoria dos profissionais de cozinha para atualização de como anda o processo de regulamentação da profissão de cozinheiro
A Mesa foi composta pelo Presidente da APC, Chef Marcelo Pinheiro, o Diretor executivo da entidade Chef José Magalhães, um dos fundadores e mais proeminentes ativistas, Chef Jorge Monti, sob a moderação do jornalista especializado no setor de alimentação, Sergio Lerrer.
APC a
Foi dada a notícia de que o Projeto de Lei de Regulamentação acompanhado pela APC saiu da Câmara dos Deputados aprovado e agora precisa se submeter aos mesmos ritos de aprovação no Senado Federal. O primeiro passo será a designação de um Senador Relator, que fará a avaliação inicial e fará a exposição na CAS, a Comissão de Assuntos Sociais.
Serão duas votações nesta Comissão para posteriormente ser colocado para aprovação no Plenário principal para todos Senadores. Sendo aprovado, será enviado para referendo da Presidente da República.
O tempo de andamento deste rito é a grande preocupação. Existem outros projetos similares na Câmara dos Deputados que tem aparentemente o mesmo intuito, entretanto embutem caráter discriminatório. Como o de “Gastrônomo” ou “Gastrólogo”, que torna obrigatório o diploma de curso superior e não inclui os profissionais atuantes no mercado.  Ou seja, pode excluir um volume enorme de talentosos profissionais da regulamentação e que estão hà anos e anos no setor.
A mobilização da categoria pode fazer toda diferença. É a abordagem e exposição aos Senadores e seus assessores o recurso pelo qual pode ser acelerado o Projeto de Lei correto a todos.
É preciso mostrar aos Senadores a importância econômica e social da Gastronomia, inclusive como porta de acesso a jovens no programa “Jovem Aprendiz”.  Trata-se de um importante patrimônio da sociedade brasileira e não pode ficar refém de diplomados no campo das Faculdades, que nem histórico e tradição tem para serem determinantes nas políticas públicas e de trabalho deste mercado.
A Mesa Redonda foi considerada um sucesso e contou com a presença de associados e não associados da APC, com profissionais vindos inclusive do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
APC b

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário