UM SHOW DE COMPETÊNCIA, TALENTO E ARTE
IV SALÃO INTERNACIONAL DA ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR
ABIA FOODSERVICE 2002
São Paulo - SP
A quarta edição do NESTLÉ TOQUE D'OR, o maior e mais importante concurso gastronômico brasileiro, aconteceu nos dias 04 e 05 de abril dentro do IV Salão Internacional da Alimentação Fora do Lar - ABIA FOOD SERVICE 2002, no Pavilhão de Exposições Expo Center Norte, em São Paulo.
O Concurso aconteceu em dois turnos, um no dia 04 e outro no dia 05, atraindo uma grande e animada platéia de empresários, executivos, jornalistas, representantes de entidades, profissionais da cozinha, gourmets, estudantes, amigos e parentes dos candidatos. Dos associados da ABAGA, prestigiaram o evento, entre outros, os Chefs Allan Espejo, Benê Ricardo, Benon Chamilian, Carlos Messias Soares, Christophe Lidy, David Jobert, Dominique Führer, Érick Jacquin, Frederico Frank, Giancarlo Marcheggiani, Ludwig Strobel, Marc Gonzalez, José Olivian Peggo, Luiz Farias, Rodrigo Martins, Sandra Romansini e Waldeiton Gomes de Lima.
Vindos de quatro diferentes Estados brasileiros, todos Chefs de Cozinha, com no mínimo 23 anos de idade e 5 anos comprovados na função de cozinheiro profissional, os candidatos foram divididos em duas equipes de seis, uma para cada turno.
Na primeira rodada, concorreram:
Box 1: Moacir Selan Hotel da Praia - Florianópolis - SC
3º na semifinal regional Sul
Nov/2001, Castelli Escola Superior de Hotelaria- Canela - RS
Auxiliar: Marcelo Selan
Box 2: Luciana Tokita Restaurante Café Antiqüe - São Paulo - SP
1º na semifinal regional São Paulo
Abr/2001, Abia Food Service 2001 - São Paulo - SP
Auxiliar: Fabíola Takito
Box 3: Leandro Ricardo da Silva Restaurante Garrafeira - Recife - PE
3º na semifinal regional Norte-Nordeste
Mai/2001, Hotal Exposhow 2001 - Olinda - PE
Auxiliar: Vicente Fernandes Neto
Box 4: Elismar Anselmo da Silva Restaurante Le Stivale - Florianópolis- SC
2º na semifinal regional Sul
Nov/2001, Castelli Escola Superior de Hotelaria- Canela - RS
Auxiliar: Nivaldo de Souza
Box 5: Francisco Borges dos Santos Restaurante Terraço Itália - SP
3º na semifinal regional São Paulo
Abr/2001, Abia Food Service 2001 - São Paulo - SP
Auxiliar: Fabiano Landau Bolonhesi
Box 6: Antônio Carlos Ilha Restaurante Finotratto - Florianópolis - SC
1º na semifinal regional Sul
Nov/2001, Castelli Escola Superior de Hotelaria- Canela - RS
Auxiliar: Jalal Cherif
Na segunda rodada, os concorrentes foram:
Box 1: Cícero Hari dos Santos Hotel Amoaras - Paulista - PE
1º na semifinal regional Norte-Nordeste
Mai/2001, Hotal Exposhow 2001 - Olinda - PE
Auxiliar: Roquelíndia Oliveira Gonzaga
Box 2: Douglas Barbosa Okinawa Sushi Bar - Recife - PE
2º na semifinal regional Norte-Nordeste
Mai/2001, Hotal Exposhow 2001 - Olinda - PE
Auxiliar: Nivaldo Alves de Barros
Box 3: Romário Bezerra Restaurante Garcia & Rodrigues - RJ
3º na semifinal regional Rio
(Nov/2001, Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro - RJ)
Auxiliar: Antônio Eudes Pontes
Box 4: Marcelo Pinheiro Nunes Hotel Inter-Continental -SP
2º na semifinal regional São Paulo
(Abr/2001, Abia Food Service 2001)
Auxiliar: Gilson Amansio da Silva
Box 5: Jorge Soares da Silva Hotel Sofitel Rio Palace - RJ
2º na semifinal regional Rio
(Nov/2001, Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro - RJ)
Auxiliar: Elivaldo Alves
Box 6: Jorceley Rodrigues Restaurante Garcia & Rodrigues - RJ
1º na semifinal regional Rio
(Nov/2001, Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro - RJ)
Auxiliar: Itamar Rubens
Cada candidato teve quatro horas para preparar sete porções de duas receitas, com três guarnições cada uma, tendo como base os temas do concurso:
TRUTA
FILET MIGNON
As receitas foram submetidas à apreciação e degustação do júri especialmente constituído pela ABAGA, integrado por doze conceituados Chefs - seis deles julgando a receita de peixe e outros seis a receita de carne. Entre eles, um jurado de honra, o Chef Adilson Pinheiro Batista, vencedor do NESTLÉ TOQUE D'OR 2000. O júri teve ainda um presidente avaliando tanto os pratos de peixe quanto os de carne, cujo voto, em caso de necessidade, vale para desempate.
Presidente:
Chef Emmanuel Bassoleil - Chef Cook Consultoria - ABAGA/SP
Júri do Peixe:
Chef Fabiano Marcolini - Marcolini Tratoria e Empório - ABAGA/PR
Chef César Santos - Restaurante Oficina do Sabor - ABAGA/PE
Chef Sauro Scarabotta - Restaurante Friccó di Frango - ABAGA/SP
Chef Luigi Tartari - Tartari's Restaurante - ABAGA/SP
Chef Leo Filho - Restaurante Cuisine du Soleil - ABAGA/SP
Chef Roberta Sudbrack - Palácio do Alvorada - ABAGA/DF (dia 04)
Chef Francisco Chagas - Perdigão - ABAGA/SP (dia 05)
Júri da Carne:
Chef Adilson Pinheiro Batista - Restaurante Kinetic - ABAGA/RJ
Chef Christophe Chabro - Hotel Transamérica - ABAGA/SP
Chef Luiz Walter Incao - Copacabana Palace Hotel - ABAGA/RJ
Chef Raul Concer - Nestlé FoodServices - ABAGA/SP
Chef Jöel Guérin - Chef Consultor - ABAGA/RJ
Chef Christophe Besse - Restaurante All Season's - ABAGA/SP
As receitas, foram apresentadas montadas em bandejas de 85 cm x 65 cm e avaliadas pelos jurados nos seguintes quesitos:
Paladar - 20 pontos
Apresentação - 10 pontos
Originalidade - 10 pontos
Os quesitos "higiene e organização" também foram avaliados e a nota obtida também serviria para um eventual desempate. Na totalização dos pontos, auditada pela KPMG, foram desconsideradas a nota mais alta e a mais baixa de cada participante.
A qualidade dos trabalhos apresentados no NESTLÉ TOQUE D'OR 2002 deixou tanto o júri quanto o público presente bastante impressionados. Como sempre acontece nos concursos gastronômicos, a emoção e a ansiedade pelo resultado foram contagiantes. O clima de expectativa era enorme quando o Chef Jorge Monti, presidente da ABAGA, deu início à cerimônia de premiação chamando à frente do palco, um a um, todos os candidatos e ajudantes do NESTLÉ TOQUE D'OR 2002 que receberam presentes e seus diplomas de participação (um prato gravado de aço polido).
Depois, Evelize Martins, em nome de NESTLÉ FOODSERVICES, visivelmente emocionada, agradeceu a todos os participantes, lembrando aos candidatos que todos já eram vitoriosos por terem chegado até ali.
O primeiro a ser premiado foi Luciana Tokita, do Restaurante Café Antiqüe, de São Paulo, que recebeu a menção honrosa pelo melhor prato de peixe. Em seguida, Jorge Soares da Silva, do Hotel Sofitel Rio Palace, do Rio de Janeiro, recebeu a menção honrosa pelo melhor prato de carne.
A cada nome anunciado, crescia a emoção. Impossível não se deixar contagiar pelo suspense e pelo clima de comemoração durante o anúncio dos premiados:
Romário Bezerra, do Restaurante Garcia & Rodrigues, do Rio de Janeiro, foi o terceiro classificado, recebendo o Troféu NESTLÉ TOQUE D'OR BRONZE. O segundo lugar ficou com Elismar Anselmo da Silva do Restaurante Le Stivale, de Florianópolis, que recebeu o Troféu NESTLÉ TOQUE D'OR PRATA.
O grande vencedor foi o Marcelo Pinheiro Nunes, do Hotel Inter-Continental São Paulo, dono de uma enorme e animada torcida organizada, liderada pelo Chef David Jobert. Por sua vitória, Marcelo recebeu o Troféu NESTLÉ TOQUE D'OR OURO, o título de "Melhor Chef de Cozinha Brasileiro de 2002/2003", um estágio internacional, tornou-se sócio-honorário da ABAGA e ganhou o direito de representar o Brasil em um dos mais importantes acontecimentos da gastronomia internacional: o NESTLÉ TOQUE D'OR AMÉRICAS 2003.
A vitória de Marcelo Pinheiro Nunes se deu por margem inconteste: ele obteve 280 pontos, contra 241 e 231,5 pontos do segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Encerrando a edição 2002 desse show de técnica, criatividade, organização e garra que é o NESTLÉ TOQUE D'OR, o Chef Jorge Monti agradeceu a todos que, concorrendo, organizando, patrocinando, assistindo e apoiando, participaram e contribuíram para o sucesso desse concurso que conquistou o reconhecimento de todo o mercado de food service, consagrando-se como a maior festa da Gastronomia Brasileira. A seguir, convidou todos os presentes a participarem do coquetel oferecido pela Nestlé num dos salões do pavilhão de exposições.
A ABAGA parabeniza a todos os candidatos e seus auxiliares, profissionais dedicados e guerreiros que deram provas inequívocas de seu talento e competência, em especial a Marcelo Pinheiro Nunes pelo excepcional trabalho apresentado no concurso. Agradece aos Chefs associados que colaboraram das mais diferentes formas; às empresas parceiras que apoiaram o evento, METALFRIO, ENGEFOOD, BRASTEMP, MAXI MEAT, VINÍCOLA MIOLO, CIA DAS ERVAS, JOHNSON & JOHNSON e TRAMONTINA; aos alunos do Curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi que colaboraram nos trabalhos dos boxes, e dedica, também, um sincero e carinhoso agradecimento à toda equipe da NESTLÉ FOODSERVICES que, ao longo de mais de um ano percorrendo conosco os quatro cantos do país, foi parceira incansável nesse desafio de estimular o aperfeiçoamento técnico dos profissionais de cozinha do Brasil, contribuindo para uma Gastronomia Brasileira cada vez mais rica e pujante, reconhecida e admirada tanto aqui como em todo o mundo.
Parabéns Brasil!!
Virgínia Brandão
Mais Fotos do Evento
Chefe Paulo Carvalho , Bene e Jorge Monti
Nenhum comentário:
Postar um comentário