Nutrimar
Destaque brasileiro na produção de frutos do mar, detém o selo orgânico mundial de qualidade.
O consumo de pescados no país aumentou cerca de 40% nos últimos seis anos, ao passar de 6,46kg por habitante ao ano, em 2003, para 9,03kg, em 2009, segundo informações divulgadas em 08/9/ 2010 (fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura). O ministro da pesca, Altemir Gregolin, afirmou em entrevista coletiva que o país antecipou a meta prevista para 2011, de aumento do consumo para 9kg por habitante ao ano. No ano passado, os brasileiros consumiram um total de 1,7 milhão de toneladas.
Com isso, segundo Gregolin, o Brasil se aproxima do patamar considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), do consumo anual de 12kg por habitante. A previsão dele é que o país alcançará a meta da OMS até 2015. A média mundial anual de consumo é de 16kg per capita. No Japão, por exemplo, chega a 60kg por pessoa ao ano.
Do total consumido no Brasil em 2009, 69,4% foram produzidos no país. Houve um aumento de 15,7% na produção nos últimos dois anos, quando foram criados mais 500 mil empregos, em um setor que emprega hoje quatro milhões de pessoas, conforme o ministro. A empresa brasileira Nutrimar tem uma boa parcela de orgulho neste ranking.
O Brasil hoje produz 1,2 milhão de toneladas de pescados ao ano, mas tem potencial para chegar a 20 milhões anuais. Até 2015 o consumo mundial de pescados deverá chegar a 100 milhões de toneladas p or ano, daí "a importância de o Brasil continuar desenvolvendo a política de estimulo à produção de pescados, que no momento visa mais ao mercado interno", destacou o ministro Gregolin.
O ministro citou como razão para o aumento do consumo de pescados no Brasil a criação pelo governo de políticas para o setor, que deram mais confiança à iniciativa privada para investir na produção. Entre elas está a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Embrapa Pesca, a aprovação da nova Lei da Pesca, a cessão de águas da União para a instalação de tanques destinados à criação em cativeiro e políticas de fomento na área de crédito, assistência técnica e capacitação para o setor. O aumento do consumo interno de pescados foi estimulado também pela organização anual de semanas do Peixe, em que os pontos de venda organizam promoções.
Gregolin afirmou que há uma tendência mundial de aumento no consumo de carnes brancas em geral, em razão de elas favorecerem mais a saúde e propiciarem melhor digestão. Por isso, ele defende a ampliação das redes de distribuição e comercialização de pescados no país, que ainda são deficientes. Isso pode ocorrer, segundo o ministro, em parceria com a iniciativa privada para aumentar a capilaridade dos pontos de venda dando mais opções aos consumidores.
Apesar dessa maré de boa sorte e dos 8.500km2 de costa, o que representa 12% de toda a reserva de água doce do mundo, além dos 2 milhões de terras alagadas, a média nacional no consumo ainda pode ser considerada regular: a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 12 kg ao ano por habitante. A média mundial gira em torno de 16 quilos por pessoa ao ano.
Hoje, o país ocupa a 18ª posição no ranking de países produtores, enquanto a primeira posição é da China.
Crescimento e selo mundial de qualidade: Nutrimar
Há 25 anos no mercado, a Nutrimar Pescados se destaca pela transparência na comercialização de seus produtos. Não é à toa que a empresa exporta seu pescado para países que exigem um padrão elevado de qualidade, como França e Alemanha. Foi seu início de atividades e hoje a Nutrimar se volta para o mercado interno.
A Nutrimar é a única empresa no Brasil que foi outorgada com o Selo de certificação de camarão Orgânico , pela mais conceitudada, certificadora mundial de produtos orgâncios a NATURLAND. Em pararelo a Nutrimar solicitou ao INPI,o D.O.C, denominação de origem controlada, para os camarõs produzidos na Costa Negra, Este selo de denominação de origem controlada é oferecida a todas a pouquíssim as empresas em todo o mundo, empresas essas que tem que ter todo o processo de controle de qualidade apurado, ter política de sustentabilidade eficiente e respeitar as pessoas e o meio ambiente..
A uniformidade no tamanho das mercadorias é um fator relevante a ser destacado, conforme explicou o seu diretor comercial, Fabrício Ribeiro. “Nosso produto é todo uniforme, ou seja, não tem o prbolema de o consumidor comprar camarão grande e receber camarao médio, misturado. Outro grande diferencia é a honestidade e transparência no peso do produto, após descongelar, sempre terá o peso líquido marcado na embalagem”, ressalta. De acordo com Ribeiro, “chega de comprar camarão e receber gelo”.
Sua equipe de produção, composta por veterinários, biólogos e engenheiros de pesca, está focada no trabalho de pesquisa de qualidade e lançamento de novos produtos. Em virtude dessa preocupação constante com o tratamento do pescado, a empresa vem experimentando um crescimento escalonado em suas vendas. de 2008 para 2010, foi da ordem de 250 %.
No mês de março, esse aumento chega à casa dos 400%. Para atender essa demanda, a empresa incrementa o número de funcionários, esta instalando filiais na principais capitais do Brasil, expande a frota de veículos de forma a atender os seus clientes dentro do prazo e com qual idade.
A Nutrimar também atinge o canal de venda direta ao consumidor de foodservice através de grandes parceiros como distribuidores, hipermercados e mercados públicos. Com relação à concorrência, o gerente comercial, afirma que esta é benéfica no sentido de aumentar a dedicação ao trabalho de aperfeiçoamento dos seus serviços.
Nutrimar Pescados
www.nutrimarpescados.com.br
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